Aula inaugural do curso de História e do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania

15 de março de 2021

Na próxima sexta-feira, 19 de março, às 16h, acontecerá a aula inaugural dos Programas de Graduação e Pós-Graduação do Departamento de História da Universidade Federal de Viçosa.

O evento será transmitido pelo canal do DHI no YouTube e contará com a conferência do professor Marlino Mubai, da Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique. Trata-se da efetivação de um convênio de cooperação acadêmica entre a UFV e a UEM, assinado em 2019. Entre as atividades previstas, o convênio já conta com estudantes da UFV cursando disciplinas em Moçambique, fortalecendo os laços entre as instituições.

A aula inaugural tem como título “O problema do ‘problema’ da promoção do Turismo de Patrimônio Cultural em Moçambique na Era Digital e de COVID-19”.

O professor Mubai debaterá a promoção do turismo de patrimônio cultural em Moçambique à luz dos desafios impostos pela globalização e digitalização da vida económica e social em tempos de pandemia da COVID-19. Esta abordagem fundamenta-se na premissa de que a pandemia de COVID-19 reforça as assimetrias da globalização diminuindo o potencial do patrimônio cultural como fator diferenciador da experiência turística.