Diretor do CCH participa de reunião com o Consulado Brasileiro em Shanghai

5 de abril de 2021

A Diretoria do CCH, do CENTEV e a PPG participaram no último dia 30 de março (terça-feira) da primeira reunião com o Consulado Brasileiro em Shanghai, representado por Marcel Furtado Garcia, responsável por temas de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O objetivo foi  discutir a co-organização de um evento em comemoração aos 25 anos de irmamento da Província de Jiangsu e o Estado de Minas Gerais. Após a participação da primeira delegação da UFV na China, a proposta avança para um evento binacional com possibilidades de discussões sobre a língua, cultura, comércio, intercâmbio, startups, empreendedorismo locais, inovação e inteligência artificial entre Brasil e China.

Além do foco no evento conjunto, foram apresentados os interesses do Centro de Estudos Latino americanos da Nandjin Agricultural University, instituição parceira prioritária da UFV junto a CAPES, inclusive com estabelecimento de acordo para dupla-titulação.

A participação do CCH neste evento será uma boa oportunidade para potencializar os contatos do Centro com instituições chinesas em áreas correlatas no campo acadêmico. Durante a reunião também houve a apresentação do CENTEV, com uma agenda para um programa de soluções de startups da UFV para o mercado chinês e a possibilidade de incubação cruzada, o TecnoParq, e informações gerais para a participação no China-Brazil Innovation Week, a ser realizado em 2021.2.

O Consulado está em busca de parcerias não só para apoiar a realização de eventos conjuntos promocionais de baixo custo para promover agritechs brasileiras, mas também para apresentar o mercado chinês. Essa mesma estratégia com as representações diplomáticas brasileiras estão em curso para eventos e parcerias acadêmico-empresarial da UFV com a Universidade da Silésia na Polônia, com a Índia e Coréia do Sul contemplando a incubação cruzada agritech.