Professor do Departamento de História realiza visita técnica na África Ocidental

12 de março de 2020

O professor Thiago Mota, do Departamento de História da UFV, realizou visita técnica na região da África Ocidental, com objetivo de avançar as negociações para o estabelecimento de um convênio de cooperação internacional com a maior universidade do Senegal, a Université Cheikh Anta Diop (UCAD). As atividades ocorreram durante o mês de fevereiro, quando o docente – que integra uma rede que inclui pesquisadores brasileiros, europeus e africanos e contou com financiamento da União Europeia – esteve no referido continente.

Se firmado o convênio, a UFV receberá a visita de um professor senegalês em novembro, para ministrar conferências e cursos de curta duração junto aos programas de graduação e pós-graduação. Em 2019, já foi assinado um acordo entre a UFV e a Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, que possibilitará novas pesquisas e projetos coletivos entre investigadores dos dois países.

“A possibilidade de estabelecer diálogos com pesquisadores vinculados a universidades africanas é fundamental para a ampliação de nossa capacidade analítica, buscando estratégias para romper com o eurocentrismo que ainda domina grande parte das ciências humanas e sociais no Brasil”, argumenta o professor. Ele também destaca que o investimento em relações entre a UFV e instituições de ensino superior africanas é uma estratégia importante para a internacionalização da universidade. “Realizar pesquisas, participar de simpósios e ministrar conferências no continente africano amplia o potencial de impacto da UFV, pois aumentamos o leque de interlocutores e nos tornamos conhecidos por nosso trabalho onde predomina a influência de modelos vindos do norte global”, pondera.

O professor, que realizou pesquisas em arquivos e museus do Senegal, Gâmbia e Guiné-Bissau, no noroeste do continente africano, dedica-se a estudos sobre o Islã na África Ocidental e suas relações com instituições sociais, como a escravidão vivida entre os séculos XV e XIX.

rhdr