Reunião fortalece parceria entre UFV e Núcleo de Empresas Juniores da Zona da Mata

15 de março de 2021

Em mais uma ação com o objetivo de fortalecer o movimento de empreendedorismo na UFV, aconteceu, na última sexta-feira (12), uma reunião entre a reitoria, a Central de Empresas Juniores (CEMP) do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) e o Núcleo de Empresas Juniores da Zona da Mata. O foco do encontro foi a aproximação da Administração Superior da Universidade com o Núcleo que representa 62 empresas juniores (EJs) das cidades de Viçosa, Carangola, Rio Pomba, Cataguases, Juiz de Fora e Leopoldina.

A conversa se deu em torno do fortalecimento da parceria e do alinhamento de estratégias entre a Universidade, representada na ocasião pelo reitor Demetrius David da Silva; a vice-reitora Rejane Nascentes e a professora e coordenadora da CEMP Cibele Cláuver; e a rede de empresas juniores, representada pela diretora presidente e estudante de Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Victoria Calderano, e pela coordenadora de Relacionamento Institucional e graduanda de Secretariado Executivo Trilíngue da UFV, Maria Luisa Toledo.

O Núcleo da Mata, como é mais conhecido, é o maior núcleo regional de empresas juniores do Brasil, sendo a UFV, a instituição com maior número de EJs federadas. O compromisso da Universidade, evidenciado na fala do reitor Demetrius David da Silva, é continuar investindo no crescimento e desenvolvimento das EJs na instituição, promovendo a cultura do empreendedorismo e da inovação entre toda a comunidade acadêmica.

Uma prova disso é o Termo de Execução Descentralizada (TED) de R$1 milhão, negociado entre a reitoria e a Secretaria de Educação Superior (SESu) no ano passado. O recurso, destinado ao desenvolvimento das empresas juniores na UFV, já lançou uma chamada de apoio que contemplou 27 projetos com aproximadamente R$600 mil reais. Ainda estão previstas diversas ações, com destaque para a constituição de quatro espaços de Coworking e outras melhorias em infraestrutura para atuação das EJs.

Outro ponto importante decidido na reunião foi a elaboração de diretrizes de trabalho para consolidar o protagonismo da UFV no Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE). No último RUE, a instituição ficou entre as 10 melhores colocadas do país. De acordo com Maria Luisa, “essa aproximação do Núcleo com a UFV, que já dá um grande suporte às EJs, aumenta o potencial da Universidade de estar no Top 3 do ranking. É isso que nós buscamos e iremos fazer”.

Regionalização

Durante 21 anos, as EJs da Universidade Federal de Viçosa foram articuladas pela Central Estudantil de Empresas Juniores da UFV (CEEMPRE). Em 2020, após uma reorganização proposta pela Federação de Empresas Juniores de Minas Gerais (FEJEMG), a divisão dos núcleos passou a ser de acordo com a área geográfica de atuação e não mais pelas instituições de ensino.

Dessa forma, as 30 EJs do campus Viçosa passaram a integrar o Núcleo da Mata. Em 2020, a rede de empresas juniores da Zona da Mata mineira chegou a faturar 2 milhões de reais, transformando a região em um local mais empreendedor e proporcionando melhores perspectivas para o movimento das EJs.

Além disso, a UFV passou a integrar o Núcleo Central, através de quatro empresas juniores do campus Florestal, e o Núcleo Vertentes, através de oito EJs do campus Rio Paranaíba. Estes e outros quatro núcleos formam a FEJEMG. Totalizando 250 empresas e seis mil empresários juniores, ela é considerada a maior federação do segmento no mundo.