Integrantes do Laboratório BIOCLIMA publicam artigo sobre unidades mesoclimáticas de Viçosa

31 de outubro de 2022


Na última edição da Revista Brasileira de Climatologia (https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/rbclima), na sua última edição v. 31, de 2022, foi publicado o trabalho “Unidades Mesoclimáticas de Viçosa-MG, na
Zona da Mata Mineira”, que teve como objetivo elaborar o mapa de unidades climáticas, no município de Viçosa-MG. Tal pesquisa, faz parte do projeto Paisagens, Clima e Territórios apropriados: Uma discussão sobre o significado social do clima em diferentes sociedades e escalas geográficas, desenvolvido pelo Prof. Dr. Edson Soares Fialho (DGE-UFV) e a Licenciada em Geografia pela UFV e atualmente bacharelanda Larissa Galvão Fontes dos Santos, membros do Laboratório de Biogeografia e Climatologia (BIOCLIMA-UFV).

O estudo, realizado durante os anos de 2020 e 2021 (período da pandemia), visa contribuir para a gestão urbana sustentável, a partir da espacialização das tipologias climáticas, segundo o sistema de classificação climática de Novais (2019) até o nível mesoclimático.

Para tanto, foram utilizados os dados de reanálise do algoritmo CHELSA, com resolução espacial de 1km e temporal definido entre 1979-2013. O sistema de classificação permitiu identificar três unidades climáticas no município: Tropical semisseco meridional dos Patamares do Alto Rio Doce, que abrange 89,3% da área do município; pelo Tropical seco meridonal dos Patamares do Alto Rio Doce, recobrindo 2,5% da extensão territorial e Tropical Ameno semisseco meridional dos Patamares do Alto Rio Doce, representando 24,4% da superfície. Estas, por sua vez, se subdividem em de 26 subunidades mesoclimáticas.

O artigo está disponível no link a seguir: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/rbclima/article/view/15841