Núcleos e grupos de pesquisa

Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero

Coordenadores: Luiz Ismael Pereira e Diego Costa Mendes

Núcleo de Pesquisa Educação e Artes em Diferentes Espaços

Grupo de Estudos sobre Elites e Espaços de Poder (GEEP)

Situado dentro de uma temática central da Sociologia Política e da Ciência Política,  o objetivo deste grupo é realizar pesquisas que tenham como objeto as elites em seus diferentes espaços de atuação, sendo principalmente o econômico e político. A ênfase desses estudos abarca as questões sobre origem social, trajetória profissional, carreira política e socialização escolar, focando suas análises na formação, reprodução e recrutamento de diferentes grupos de elites.

Professor responsável: Icaro Gabriel da Fonseca Engler

Estado, Políticas Públicas, Desigualdades e Movimentos sociais

Linha de Pesquisa: Religião, Política e Movimentos Sociais.

Resumo: Estuda relações entre religião e política em suas diversas facetas, englobando: atuação política de agentes e instituições religiosas, formação de lideranças comunitários e partidárias e suas relações com o Estado.

Coodenador: Fabrício Roberto Costa Oliveira.

Grupo de pesquisa e extensão Mineração e Alternativas (MINAS)

Apresentação: O grupo de pesquisa e extensão Mineração e Alternativas (MINAS) tem como objetivo investigar os efeitos e as contradições geradas pela mineração. Propomo-nos analisar a situação de países, regiões, locais e municípios minerados. Fazem parte da pesquisa do MINAS a relação entre a mineração e os seguintes temas: diversificação produtiva, desenvolvimento nacional, local e regional, políticas públicas, tributação e taxação, efeitos e conflitos socioambientais, legislação minerária e infraestruturas de mineração (barragens de rejeitos, pilhas de estéril, ferrovias etc.). O MINAS também possui o objetivo de assessorar movimentos sociais, comunidades, organizações não-governamentais e sindicatos e dessa forma colaborar na construção de alternativas à minério-dependência. A partir da mina é possível criar alternativas sociais, econômicas e políticas, mesmo que as cavas aparentem buracos sem saídas.

Coordenador: Tádzio Peters Coelho

E-mail: alternativasminas@gmail.com

GEPPFOR – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação

Principais atividades: O GEPPFOR é dividido em quatro linhas de pesquisa, a saber: (i) Educação Científica Crítica; (ii) Alfabetização Tecnológica e Metodologias Ativas; (iii) Neurociências Aplicada à Educação Regular e Inclusiva e (iv) Universidade das Crianças. Dentre as principais ações, destaca-se:

A) Educação Científica Crítica à Abarca estudos e conhecimentos envolvendo o pensamento crítico e reflexivo nas escolas e na formação de professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Discute a diversidade e práticas de ensino envolvendo direitos humanos, a dimensão de conteúdos, gênero e sexualidade e o Ensino de Ciências por Investigação. Envolve produções de conhecimentos articulando situações que perpassam os contextos educativos e currículo e práticas avaliativas em Ciências

B) Alfabetização Tecnológica e Metodologias Ativas à Desenvolve investigações referentes à Tecnologia e as práticas de ensino. Debate propostas de Alfabetização Tecnológica e suas implicações nas situações de aprendizagens. Promove práticas de Ensino alinhadas com as metodologias ativas e as ferramentas digitais e suas implicações na educação. Busca desenvolver práticas imersivas sobre as Tecnologias e a Educação e discorre sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Promove debates contemporâneos problematizando o uso das Tecnologias e o desenvolvimento de uma aprendizagem ativa em prol de uma formação humana e crítica em todos os níveis de ensino.

C) Neurociências Aplicadas à Educação Regular e Inclusiva à Fatores que influenciam a aprendizagem; Educação Inclusiva para alunos com transtorno de atenção e hiperatividade, transtorno do espectro autista e outras neurodiversidades; Educação Inclusiva para alunos com deficiência visual e deficiência auditiva.

D) Universidade das Crianças à Universidade das Crianças (UC) é um nome genérico do conjunto de projetos de divulgação científica em mais de 300 universidades pelo mundo (eucu.net), que compartilham algumas premissas, tais como respeito e valorização das diversidades e estímulo ao protagonismo da criança. Buscando fomentar o debate no campo da educação e divulgação científica com crianças, nós da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em parceria com o grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR), fomos recentemente convidados à integrar a Rede Mineira de UC junto à UFMG, UFOP, UFSJ e UFVJM. A nossa proposta deverá envolver um trabalho coletivo e harmônico das 5 UCs do estado de Minas Gerais de forma a ampliar a criação, produção e difusão de materiais de divulgação científica (podcasts, videocasts, animações, livros ilustrados, dentre outros) sobre o tema “corpo humano e sua relação com o meio ambiente”. Em oficinas com crianças da educação infantil e fundamental, iremos inicialmente levantar questões de interesse das crianças, respeitando e valorizando os regionalismos e suas diferentes culturas. A metodologia proposta caracteriza-se pela valorização do protagonismo da criança na divulgação científica, deslocando-a do lugar de receptora passiva à produtora de conhecimento e cultura. Para isso, serão continuamente criados, implantados e avaliados novos modos participativos na produção de materiais científicos, bem como os seus meios de divulgação.

Coordenador: Rita Márcia Andrade Vaz de Mello

Grupo de Pesquisa Transdiciplinar em Dança (UFV/CNPq) e Mosaico Cia. de Dança Contemporânea

Coordenador: Alba Pedreira Vieira

Atividades: Pesquisas acadêmico-artísticas, oficinas para comunidade, palestras e apresentações de trabalho artístico-acadêmicos em eventos variados (reuniões científicas, congressos, mostras e festivais, publicações etc.); produções artísticas variadas (videodança, performance, ecoperformance, coreografias, espetáculos etc.).

Literatura e Mídia

Coordenador: Joelma Santana Siqueira

Atividades: Desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão sobre as relações entre literatura e os meios de comunicação, envolvendo a imprensa, o rádio, a televisão, o cinema e a internet, visando o diálogo entre essas instâncias, bem com as influências materiais, a historiografia e a crítica cultural

Ação Educação do Campo, Alternância e Reforma Agrária

Coordenadores: Lourdes Helena da Silva e Élida Lopes Miranda

Temas de Direito Constitucional e de Direito Internacional Público

Coordenador: Roberto de Almeida Luquini

Atividades: Orientações de iniciação científica com publicações de artigos em periódicos

Grupo de Pesquisa em Direito, Política, Economia e Sociedade

Coordenador: Davi Augusto Santana de Lelis

Atividades: Orientações de iniciação científica com publicações de artigos em periódicos

Direito e políticas na América Latina – DIPAL

Coordenador: Luiz Ismael Pereira

Epistemologias Outras do Direito

Coordenador: Roberta Freitas Guerra

Atividades: Orientações de Iniciação Científica;Orientações de TCC; Publicação de Artigos Científicos em Periódicos