Docentes do CCH conquistam bolsas de produtividade em pesquisa

21 de novembro de 2022


A UFV tem 49 pesquisadores contemplados com bolsas de produtividade, segundo a nova relação divulgada esta semana pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Dentre eles, 5 são de departamentos do CCH. Esta modalidade de bolsa confere grande prestígio aos cientistas, que, em alguns casos (PQ1), podem contar ainda com recursos adicionais para realizar seus trabalhos. Além do mérito da proposta, o CNPq considera, dentre outros critérios, a produção científica, internacionalização da pesquisa, contribuições para a ciência e tecnologia e a capacidade de formação de novos pesquisadores.

De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), a UFV manteve um bom índice de pesquisadores com essas bolsas, apesar da redução da oferta nos últimos anos, causada pelos frequentes cortes de verbas para a pesquisa no Brasil. A boa notícia, ainda segundo a PPG, é que há uma geração de novos pesquisadores ingressando nesta modalidade de auxílio, o que é muito positivo para a excelência da pós-graduação na Universidade.

As bolsas chamadas de PQ são concedidas anualmente em diferentes modalidades identificadas por letras e números, de acordo com o mérito do pesquisador e do projeto submetido pelo candidato. A PQ1A, por exemplo, tem maiores valores financeiros e período de vigência: cinco anos. Entre as 49 bolsas concedidas neste ciclo de avaliação, 47% são para novos pesquisadores (PQ2) e 8% para seniores (PQ1A). As demais foram atribuídas nas modalidades PQ1D (29%), PQ1B (10%) e PQ1C (4%).

Professores de departamentos do CCH contemplados: Evandro Camargos Teixeira (DEE), Joelma Santana Siqueira (DLA), Magnus Luiz Emmendoerfer (DAD), Marco Aurelio Marques Ferreira (DAD) e Thiago Henrique Mota Silva (DHI).