Aula Magna e mesa redonda sobre “Religião, Secularização e Estado de Direito”

12 de abril de 2023

17 de abril haverá a Aula Magna conjunta dos cursos de Direito e de Ciências Sociais com o Prof. Dr. Sérgio da Mata do curso de História da UFOP. Trata-se de uma aula aberta à comunidade universitária, especialmente interessante para os outros cursos do CCH.

Nesta Aula Magna o professor Sérgio da Mata apresentará as discussões sobre a temática da religião e secularização no contexto do estado de direito na Alemanha do pós-segunda guerra mundial, e como aquele contexto de redemocratização alemã permite rever com acuidade o próprio cenário brasileiro.

Local: Auditório do Departamento de Engenharia Florestal

Horário: 19:00

Já no dia 18 de abril haverá uma mesa redonda com o Prof. Sérgio da Mata e a Profª. Drª. Giulle Vieira aprofundando os temas da Aula Magna. Neste evento discutirão o contexto de ideias sobre o estado de direito na Alemanha do pós-guerra, apresentando particularmente duas chaves de leitura de autores pouco estudados no Brasil. A Profª. Giulle abordará a “Sociologia da Sociologia de Helmut Schelsky nos discursos sociais no processo de redemocratização alemã”. Por sua vez, o Prof. Sérgio abordará a obra de Odo Marquard com a palestra “O ceticismo e o espírito da segunda democracia alemã”.

Local: a definir (verifique o site do Departamento de Direito no dia 17 de abril)

Horário: 10:00

O Prof. Sérgio da Mata é professor associado de História da Universidade Federal de Ouro Preto. Com graduação (1990) e mestrado (1996) em História realizados na Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorou-se em História em 2002 pela Universidade de Colônia, com uma tese que obteve a distinção ‘summa cum laude’. Em 2008 atuou como pesquisador convidado no Instituto Max Weber para Estudos de Ciência Social e Ciência Cultural da Universidade de Erfurt, e entre 2009 e 2010 realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Ciências Culturais da Europa-Universität Viadrina (Frankfurt/Oder). Pesquisa e escreve sobre: Max Weber e seu contexto intelectual, conhecimento histórico e a história das ideias na Alemanha dos séculos XIX-XX, religião e modernidade. Desde janeiro de 2019 é membro do conselho editorial da revista Max Weber Studies.

A Profª. Giulle Vieira é professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto. Sua atividade docente está concentrada nas áreas de Introdução às Ciências Sociais, Teoria Política, Pensamento social e jurídico alemão e História da Sociologia alemã. Dedicada à pesquisa em Sociologia das Instituições de tradição alemã, Tradições sociológicas alemãs, pensamento jurídico alemão e liberalismo político alemão. As obras dos principais autores de seu interesse são Marianne Weber, Helmut Schelsky, Martin Kriele e Karl-Siegbert Rehberg.