II Ciclo de formação complementar de professores da Educação Básica

2 de maio de 2022

O II Ciclo de formação complementar de professores da Educação Básica: dilemas da educação remota, presencial e híbrida na educação básica e na formação de professores acontecerá de modo online de 06 a 10 de junho de 2022. Trata-se de um evento de extensão, que ocorre anualmente, em rede, por meio de uma parceria que envolve o IF Goiano-Morrinhos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)- Campus Morrinhos e Rio Verde; Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Viçosa (Grupo de Pesquisa TECIDO -Tecnologias, Ciências e Dodiscências, coordenado pela professora Drª Bethania Medeiros Geremias -DPE/PPGE/UFV e profª Drª Cristiane Lopes Rocha de Oliveira – DPE/EDUCAÇÃO DO CAMPO),Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) – Campus Vacaria, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE-UFG), Universidade Federal de Catalão (UFCat).

O evento conta com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos que contemplam resultados parciais ou finais de pesquisa e relatos de experiências docentes envolvendo temas pertinentes à formação inicial e continuada de professores da educação básica, em especial, da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo é fortalecer a formação de professores, com vistas à melhoria na qualidade do ensino público e à superação de mecanismos de exclusão escolar de determinados grupos sociais, implementando atividades que possibilitam o diálogo entre os discentes dos cursos de pedagogia, professores da educação básica e professores das instituições de ensino superior.

PERÍODO DO EVENTO: 06 a 10 de junho de 2022
INSCRIÇÕES: Até 06 de junho de 2022
ENVIOS DE TRABALHOS (Resumo expandido – pesquisas e relatos de experiência): Até 08 de maio de 2022 (em sua terceira prorrogação)

PLATAFORMA DO EVENTO: https://www.even3.com.br/iiciclodeformacao2022/

PÚBLICO ALVO: Estudantes de Licenciatura em Pedagogia, pedagogos e professores atuantes na educação básica – educação infantil; anos iniciais do ensino fundamental, gestão escolar; ensino superior; demais estudantes e profissionais ligados à educação e ou ao ensino.

FOMENTOS E PARCERIAS

Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos (IF GOIANO-MHOS).

Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) – Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde (IF GOIANO-RV).

Cursos de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação – CEPAE da Universidade Federal de Goiás (CEPAE-UFG).

Cursos de Licenciatura em  Pedagogia do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul , Campus Vacaria (UFRS).

Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Catalão (UFCat).