Semana Temática de Saúde Mental

19 de setembro de 2022

Na noite desta terça-feira (20), a UFV receberá o psiquiatra Alexander de Almeida para realizar a primeira palestra da Semana Temática de Saúde Mental. Ele falará sobre vida acadêmica e saúde mental para os estudantes, servidores e colaboradores da instituição após a cerimônia de abertura do evento. Todos estão convidados a participar, a partir das 18h30, no Espaço Fernando Sabino do campus Viçosa. A Semana Temática irá até 25 de setembro, com outras palestras e atividades para debater e difundir informações sobre bem-estar e qualidade de vida.

A programação do primeiro dia do evento será transmitida pelo canal da Universidade no Youtube. Ela ainda contará com o lançamento do Programa de Saúde Mental, que é resultado do trabalho da comissão técnica constituída em julho com o objetivo de formar uma rede colaborativa que atue no sentido de minimizar os transtornos psíquicos e emocionais agravados nos últimos dois anos.

• 20/09 – Terça-feira

18h30 – Abertura e lançamento do Programa de Saúde MentalLocal: Espaço Fernando Sabino (com transmissão ao vivo pelo canal da UFV no Youtube).

19h – Palestra Vida Acadêmica e Saúde Mental: desafios e possibilidadesParticipante: Alexander de Almeida, professor de Psiquiatria da Universidade Federal de Juiz de Fora. Local: Espaço Fernando Sabino (com transmissão ao vivo pelo canal da UFV no Youtube).

• 21/09 – Quarta-feira

8h30 – Mesa-redonda Retorno presencial, saúde mental e rede de acolhimento na UFVParticipantes: Bruno David Henriques (assessor de Saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e professor do Departamento de Medicina e Enfermagem) e Felipe de Stephan Lisboa (psicólogo da Divisão Psicossocial). Moderador: João Marcos de Araújo (diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde). Local: auditório do Departamento de Engenharia Florestal. Público-alvo: coordenadores de curso de graduação e pós-graduação e chefes de setores do campus Viçosa (nos campi Florestal e Rio Paranaíba, a mesa-redonda acontecerá posteriormente; a data será agendada e divulgada para a comunidade).

17h – Juntos.com  roda de conversa organizada pela Associação de Pós-Graduandos (APG) e pela Divisão Psicossocial. Participantes: direção da APG, Grasiela Gomide de Souza e Mariana Nascimento (psicólogas da Divisão Psicossocial). Local: Associação de Ex-Alunos da UFV. Público-alvo: pós-graduandos da UFV (30 vagas). Link de inscrição: tinyurl.com/28ma57dm.

18h30 – Conferência Sofro tanto e não sei o que fazerConferente: psiquiatra Gustavo Loures. Moderadora: Cristiane Baquim (assessora da Pró-Reitoria de Ensino e professora do Departamento de Educação). Local: Auditório do Departamento de Engenharia Florestal. Público-alvo: todos os interessados.

• 22/09 – Quinta-feira

12h30 – Mesa-redonda “O meu colega precisa de ajuda, o que eu faço?”: Saúde mental e rede de acolhimento na UFVParticipantes: Bruno David Henriques (assessor de Saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e professor do Departamento de Medicina e Enfermagem) e Felipe Stephan Lisboa (psicólogo da Divisão Psicossocial). Moderadora: Michele Valadão (diretora de Programas Especiais da Pró-Reitoria de Ensino). Local: auditório da Biblioteca Central (com transmissão ao vivo pelo canal da UFV no Youtube). Público-alvo: todos os interessados.

12h30 – Quinta Cultural: show com Mariana Miranda e Banda. Local: Estação Cultural.

18h30 – Mesa-redonda Opressões e saúde mental. Participantes: Grasiela Gomide de Souza (psicóloga da Divisão Psicossocial), Joana D’Arc Germano Hollerbach (professora do Departamento de Educação) e Bárbara Cristina Santos (Representante do DCE). Moderadora: Sylvia do Carmo Castro Franceschini (pró-reitora de Assuntos Comunitários). Local: auditório do Departamento de Engenharia Florestal. Público-alvo: todos os interessados.

• 23/09 – Sexta-feira

8h30 – Capacitação sobre emergências em saúde mental. Participantes: equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do CISDESTE/Juiz de Fora e Fernanda Souza Leite Alexander (supervisora clínica institucional em saúde mental da Secretaria Estadual de Saúde no Município de Viçosa). Moderador: Wilde Arthur Cardoso Dias (assistente social da Divisão Psicossocial). Local: auditório da Biblioteca Central (com transmissão ao vivo pelo canal da UFV no Youtube). Público-alvo: todos os interessados.

12h30 – “Não estudei, maratonei série o dia todo e acumulei mais matéria”: Qualidade do estudo e da saúde mentalParticipantes: Geovane Macedo Costa (graduado em Filosofia e mestrando em Educação) e Beatriz Monteiro da Cruz (estudante de Pedagogia). Moderador: Ítalo Augusto da Cunha Rodrigues (estudante de Serviço Social e integrante da Comissão de Moradias Estudantis). Local: auditório da Biblioteca Central. Público-alvo: estudantes.

• 25/09 – Domingo

15h às 18h  Domingo na UFV – Na avenida principal do campus Viçosa, que será fechada para o trânsito de carros, várias atividades de esporte, lazer e culturais serão oferecidas para a comunidade.

Os campi Florestal e Rio Paranaíba também promoverão atividades relacionadas à temática; as informações podem ser conferidas nos links instagram.com/dxt_ufv_caf e instagram.com/ufv.crp.