Seminário Internacional: Muçulmanos nos países de colonização portuguesa

14 de novembro de 2023

O Seminário Internacional: Muçulmanos nos países de colonização portuguesa é um evento fruto de projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e pela FAPEMIG, com o apoio do Departamento de História da Universidade Federal de Viçosa e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora. No seminário, serão discutidas as contribuições de muçulmanos africanos na formação de uma globalidade islâmica, destacando as comunidades presentes nas regiões dos atuais países de colonização portuguesa, em diferentes temporalidades.

Ao perceber como esses sujeitos têm sido negligenciados nos debates acadêmicos sobre a história islâmica, o Islã na África e a formação de comunidades muçulmanas nas Américas e Europa, esse seminário pretende estabelecer uma rede de colaboração que centralize esforços para a promoção de experiências africanas nos estudos do Islã. Por isso, seu objetivo é trazer visibilidade para as experiências de comunidades muçulmanas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe e para as diásporas de muçulmanos africanos de diversas procedências para o Brasil e Portugal.

Pesquisadoras e pesquisadores de diversas origens, estabelecidos nas Américas, África e Europa, apresentarão pesquisas em curso e já concluídas sobre uma miríade de temas, que vão da escrita em línguas africanas com o alfabeto árabe às representações do Islã na literatura e ao cinema contemporâneo africano; das relações de gênero no Islã às instituições religiosas, memória social e liderança política, na África e na diáspora africana. O programa completo segue abaixo.

O seminário ocorrerá entre os dias 21 e 23 de novembro de 2023. No primeiro dia, a abertura será às 9h45. A seguir, as sessões de comunicação acontecerão às 10h e às 14h. O evento será on-line, com acesso pelo link https://meet.google.com/riw-vsco-swz ou pelo código QR presente na programação. O acesso à sala será por ordem de chegada, sem inscrição prévia, sujeito à lotação da sala virtual (100 pessoas).