Alunos do projeto Francês no Cap-COLUNI são finalistas em concurso sobre desafios ambientais

5 de novembro de 2021

Os alunos da turma-projeto do curso de extensão Francês no Cap-COLUNI estão entre os três primeiros colocados no concurso FrancEcolab-Brasil e participarão da etapa final da competição esta semana, no Rio de Janeiro. O anúncio dos finalistas ocorreu no dia 22 de outubro, nas redes sociais da Embaixada da França no Brasil (https://www.youtube.com/watch?v=AhzB0HAciiw).

O projeto FrancEcolab Brasil é uma iniciativa da Embaixada da França e da Fondation Tara Océan, com a parceria da Câmara de Comércio França-Brasil e de instituições e empresas nacionais e internacionais, como a Unesco, o Pnuma, a L’Oréal Brasil e a ENGIE, e tem por objetivo conscientizar jovens e crianças sobre a responsabilidade ambiental. Ao longo do ano de 2021, mais de 3500 crianças e jovens, de 50 escolas públicas e privadas que têm o francês como língua de ensino, realizaram projetos temáticos sobre a poluição de rios e oceanos por microplásticos. Os alunos do Cap-COLUNI participaram do concurso por meio do projeto de extensão Francês no Cap-COLUNI. Ao longo de 2021, eles participaram de palestras e minicursos com o tema da preservação ambiental e fizeram aulas e oficinas práticas para a realização de uma videorreportagem em francês.

A reportagem produzida pelos alunos do projeto Francês no Cap-COLUNI, intitulada “Les microplastiques dans la chaîne alimentaire – une chaîne de problèmes” (Os microplásticos na cadeia alimentar – uma cadeia de problemas) alerta sobre os perigos da poluição por microplásticos para a vida de animais marinhos e destaca, entre outras espécies vulneráveis, os cavalos marinhos – ou “hippocampes” em francês – nome escolhido pelos alunos do projeto para sua equipe na competição. “O resultado superou todas as nossas expectativas. A maioria dos nossos alunos cursou apenas um ano de francês em nosso projeto e foi capaz de produzir um material de excelente qualidade. Eles se destacaram em um concurso nacional em que competiram com alunos das melhores escolas bilíngues do país. Estamos muito orgulhosos por esse projeto, que além de formar nossos alunos em francês, trabalhou com um tema tão urgente e gerou uma videorreportagem que poderá ser usada posteriormente como material didático em aulas sobre ecologia”, comemora a coordenadora do projeto Francês no Cap-COLUNI, professora Simone Dantas-Longhi, do Departamento de Letras.

Nesta semana, uma representante da equipe Les Hippocampes, Luísa Batista Valério dos Santos, aluna do Cap-COLUNI, e  Juliete Campos Valente,  monitora-regente do curso e estudante do programa de Mestrado em Letras, participarão da final do concurso, no Rio de Janeiro. O resultado será divulgado no dia 06 de novembro, pelo perfil do instagram @franceaubresil.

Projeto possibilita a formação de professores e o ensino do francês a alunos de Ensino Médio

O projeto Francês no COLUNI foi criado em 2018, pela professora Simone Dantas-Longhi, do Departamento de Letras, em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino e com o Cap-COLUNI, com o objetivo de ser local de estágio regular para o curso de licenciatura em Letras-Francês. Até então, os estágios eram realizados em cursos livres voltados para o público universitário, pois não há escolas na região viçosense que tenham o francês em sua matriz curricular.

Os estagiários e voluntários da equipe pedagógica e administrativa do projeto trabalham em todas as etapas da construção do curso, são responsáveis pela criação de materiais didáticos originais, oferecidos gratuitamente aos alunos, e têm a possibilidade de vivenciar o cotidiano escolar e os desafios do ensino de uma língua estrangeira ao público adolescente. Essa formação prática é um diferencial valorizado em processos seletivos como o do Programa de Assistentes de Língua Portuguesa na França, que já levou duas ex-monitoras e uma estudante de estágio vinculadas ao projeto para participarem de um intercâmbio em escolas francesas.

Em 2021, o projeto Francês no COLUNI contou com o apoio da Embaixada da França, e atendeu cerca de 120 alunos do Cap-COLUNI distribuídos em turmas de três níveis, além da turma-projeto FrancEcolab.

Mais informações pelo e-mail francesnocoluni@gmail.com