Arquivo Histórico recupera balancetes de caixa beneficente de trabalhadores da Esav

14 de dezembro de 2021

O Arquivo Histórico da UFV recuperou um documento que pode ser considerado um dos primeiros registros contábeis da Universidade: o balancete de 1923 e 1924 da “Caixa Beneficente” da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav). Criada em 25 de dezembro de 1922, ela é resultado de donativos e contribuições financeiras da administração da Escola e dos operários que trabalharam na construção de suas primeiras edificações.

Durante essa empreitada, pedreiros, diaristas, carpinteiros, topógrafos e engenheiros organizaram a “Caixa Beneficente” para combater o analfabetismo e a falta de assistência à saúde. Além disso, promoveram ações de entretenimento e cultura, com a formação da primeira Banda da Esav.

O documento recuperado pelo Arquivo está disponível na plataforma de difusão e acesso do patrimônio documental da Universidade (atom.ufv.br) e pode ser acessado pelo link: https://tinyurl.com/msucsdm9

O arquivista Eduardo Luiz dos Santos, responsável pelo Arquivo Histórico da UFV, lembra que a história e os resultados obtidos com a “Caixa Beneficente” estão registrados no Relatório de Construção da ESAV, elaborado, em 1929, pelo ex-diretor da Escola, João Carlos Bello Lisbôa. A publicação foi transformada num livro, organizado pelo servidor aposentado da UFV Gustavo Sabioni e pelo professor José Marcondes Borges (1922-2009). A obra está disponível na Biblioteca Central da UFV.