Câmara de vereadores de Viçosa aprova moção de congratulações à Cátedra Paulo Freire do DPE

24 de setembro de 2021

A Câmara Municipal de Viçosa, no dia 21 de setembro de 2021, aprovou uma Moção de Congratulações (n. 025/2021) em favor da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Viçosa, administrado pelo Departamento de Educação (DPE) e vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH).

A Moção é de autoria dos vereadores Bartomélio da Silva Martins (PT-MG) e Jamille Milena de Freitas Gomes (PT-MG), aprovada e assinada pelos demais vereadores da cidade de Viçosa – MG.

A Câmara dos Vereadores de Viçosa mostrou seu apoio aos trabalhos da Cátedra na divulgação do legado do educador e filósofo Paulo Freire por conta de seu centenário, bem como da resistência de seus ensinamentos ao atual modelo de educação que não tem compromisso com o nosso povo, com a qualidade da educação pública e com a ciência.

A Cátedra foi fundada pelo professor aposentado do DPE, Edgard Coelho e atualmente é presidida pelo professor Fernando Conde Veiga, coordenador do curso de Geografia da UFV. Tem entre seus membros professores e estudantes da Biologia, Educação do Campo, Economia Rural, Geografia, Pedagogia e Solos. Tem como parceiros o Departamento de Educação e os grupos de pesquisa ECOA, GECCE, NUPEADE, NEAT e a RED Latino-americana para el cambio social y el aprendizage emancipatório. Entre os grupos de pesquisa que apoiam a Cátedra está também o Grupo TECIDO, coordenado pela Profa. Bethânia Geremias, e o EDUCAGERA, representado pela Profa. Maria Simone Euclides, que é membra da Cátedra.

O Departamento de Educação e o CCH parabenizam todos os professores e estudantes engajados nos trabalhos da Cátedra Paulo Freire e agradecem o reconhecimento da Câmara de Vereadores do Município de Viçosa – MG, em especial os vereadores Bartomélio e Jamille pela autoria.