Comemoração de 40 anos do CCH homenageia professores, técnicos e estudantes

7 de janeiro de 2019

O mês de novembro de 2018 foi de festa para o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) da UFV: várias atividades, realizadas de 18 a 23 de novembro, celebraram seus 40 anos de implantação. Uma cerimônia, ocorrida no dia 21/11, no auditório da Biblioteca Central, homenageou ex-diretores, professores, servidores técnico-administrativos, aposentados e estudantes, em um encontro marcado pela alegria e lembranças.

Durante a cerimônia, a presidente da comissão responsável pelas festividades, professora Maria Carmen Aires Gomes (DLA), deu as boas-vindas aos presentes e comentou sobre os critérios para a concessão de homenagens: tempo de serviço para os servidores e participação em diferentes iniciativas na UFV para os estudantes. O atual diretor do CCH, professor Odemir Vieira Baêta, realizou uma apresentação sobre as Ciências Humanas na Universidade, demonstrando que, desde sua inauguração, houve preocupação por parte dos dirigentes em alfabetizar a população regional, entre outros aspectos.

A reitora, professora Nilda de Fátima Soares, destacou a importância das Ciências Humanas, tanto para a concretização da UFV como uma universidade, quanto pela expressividade das iniciativas de seus cursos e departamentos junto à comunidade além das quatro pilastras. Representando os ex-diretores do Centro, a professora Rosa Maria Olivera Fontes fez um histórico do CCH, desde seu início, quando a sede ainda era no Departamento de Engenharia Florestal, até a expansão do número de cursos nos anos 2000.

Homenagens

Todos os ex-diretores participaram da solenidade como homenageados: Dilson Seabra Rocha, Juraci Aureliano Teixeira, Gilson Potsch Magalhães, Paulo Shikazu Toma, Adriel Rodrigues de Oliveira, Rosa Fontes, Walmer Faroni e Maria das Graças Floresta. A servidora aposentada Maria Luiza Rigueira Simão foi agraciada pelos seus cerca de 23 anos como secretária executiva do Centro. Também foram homenageados os docentes José Henrique de Oliveira (professor mais antigo ativo) e Esmeralda Tomaz Afonso (professora mais antiga aposentada), juntamente com os servidores técnicos Paulo Cesar de Souza (técnico-administrativo mais antigo ativo) e Armando Martins de Aguiar (técnico-administrativo mais antigo aposentado). Foram definidos, ainda, 15 estudantes (um provável formando de cada curso vinculado ao CCH) com destacada vivência universitária durante a graduação em ensino, pesquisa e extensão para receberem homenagens. São eles: Valdirene de Jesus Ferreira (Pedagogia); Ana Paula Anacleto Virgolino (Educação do Campo) Allysson Eduardo Botelho de Oliveira (Direito); Eliane de Fátima Dutra (Economia Doméstica); Sylmara Monique Teixeira Andrade Rezende (Ciências Contábeis); Darline Ingrid dos Reis (Ciências Econômicas); Sergio Luiz da Conceição Felix (Comunicação Social/Jornalismo); Leonardo Henrique de Paiva Almeida (Geografia); Rafael Oliveira Veiga Santos (História); Thais Joana Falquer da Silva (Secretariado Executivo Trilíngue); Celio de Souza Granja (Letras); Tiago Cândido (Dança); Marcele Aparecida Martins (Educação Infantil); Franciele Michele dos Santos (Administração); e Arthur de Ávila Soares (Ciências Sociais).

Outras atividades

A semana contou ainda com sessão especial do projeto de extensão CineCom, que exibiu, em 18/11, o filme “O ano em que meus pais saíram de férias”. No dia 19, foi aberto o VIII Simpósio Lendo, Vendo e Ouvindo o Passado/ II Jornada de Estudos Clássicos, coordenado pelo professor Edson Ferreira Martins (DLA), que também fez alusão aos 40 anos do CCH. No Dia da Consciência Negra (20/11), foram realizadas uma intervenção artística no Departamento de Artes e Humanidades (DAH) e uma marcha pelo campus da UFV, durante a tarde. A Mostra de Arte Preta, no DAH, aberta no dia 22; e a apresentação do grupo BOOM-BAP: Rap e Periferia em Resistência, na Estaçãozinha da UFV, no dia 23 finalizaram a semana de festividades.

Sobre o CCH

O CCH foi implantado na UFV em 3 de outubro de 1978. Trata-se de órgão que administra e supervisiona as atividades de ensino, pesquisa e extensão em conjunto com seus departamentos, e define a oferta de cursos de graduação e pós-graduação vinculados às suas áreas de atuação. Hoje, conta com 3070 estudantes em seus 16 cursos, vinculados a 11 departamentos. Quase 240 professores estão lotados nesses departamentos, assim como 95 técnico-administrativos.

foto CCH 1Foto CCH 2