Comemoração dos 40 anos do LDH conta com evento sobre infância e educação infantil

2 de setembro de 2019

Entre os dias 19 e 21 de agosto, ocorreu o evento I Simpósio de Infâncias e Educação Infantil: a hora e a vez das crianças (Siein) e II Seminário do Grupo de Pesquisa Contextos da infância, adolescência e juventude e suas inter-relações na família e na sociedade no campus Viçosa-UFV. A iniciativa fez parte da programação em comemoração pelos 40 anos do Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH).

Promovido pelo curso de Licenciatura em Educação Infantil e o Grupo de Pesquisa Contextos da infância, adolescência e juventude e suas inter-relações na família e na sociedade e a Aliança pela Infância – Núcleo Viçosa, o evento teve como objetivos promover atividades científico-culturais sobre a temática infâncias e educação infantil e socializar conhecimentos relativos ao ensino, pesquisa e extensão, buscando fomentar a importância dos debates e espaços para tratar sobre a Educação Infantil.

A programação contou com mesas sobre a relação da criança com a natureza, geografias da infância, o lugar dos bebês nas instituições de Educação Infantil, o desenvolvimento humano a partir da perspectiva piagetiana, políticas públicas, unidades universitárias de Educação Infantil e a experiência na educação infantil em uma escola bilíngue. O Siein apresentou, ainda, trabalhos acadêmicos e realizou o lançamento de dois livros.

Para compor as mesas, foram convidados renomados pesquisadores da área da Educação, como as professoras Léa Tiriba (Unirio), Maria de Lourdes Mattos Barreto (UFV), Núbia Aparecida Schaper Santos (UFJF) e o professor Jader Jane Moreira Lopes (UFJF), dentre outros. A secretária municipal de Educação da cidade de Viçosa participou das atividades na mesa de relatos e experiências de profissionais que se formaram em Educação Infantil na UFV.

Fonte: Kamilla Botelho de Oliveira1567179464