Curso de Bacharelado em Dança recebe conceito 5 do MEC

18 de junho de 2019


O curso de Bacharelado em Dança foi avaliado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com o conceito máximo, equivalente a nota 5 (cinco). O trabalho da comissão de avaliação nomeada pelo MEC foi realizado nos dias 06 e 07 de maio de 2019 e incluiu reuniões com a administração superior, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), a Comissão Coordenadora, o Corpo Docente, o Corpo Discente e Egressos. A comissão analisou ainda toda a documentação do curso e visitou as instalações físicas do campus como os estúdios para prática de dança, teatro de bolso, salas de aula, biblioteca, laboratórios de edição de imagem e gabinetes de docentes.

Alcançar a nota máxima na avaliação de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) é motivo de orgulho para o Bacharelado em Dança da UFV. Tal reconhecimento reitera o compromisso de formar profissionais atuantes e responsáveis, com competência para desenvolver habilidades entre os saberes artístico, pedagógico e científico, com visão crítica e sensibilidade.

Primeiro curso superior em Dança do Estado de Minas Gerais, o Curso de Bacharelado em Dança da UFV entrou em vigor no ano de 2002 com a criação do Departamento de Artes e Humanidades (DAH) e teve seu último ato autorizativo de Renovação de Reconhecimento em 2014. Foi autorizado a funcionar com 20 vagas anuais (Bacharelado e Licenciatura), e, atualmente está oferecendo 20 vagas anuais (Bacharelado e Licenciatura), em período integral, com uma carga horária total de 2.640 horas, podendo ser integralizado em 3,5 anos (mínimo) e 7 anos (máximo).

O curso é oferecido na modalidade presencial e vem, ao longo de seus 17 anos de funcionamento, formando profissionais comprometidos ética e socialmente com as questões contemporâneas. O percurso formativo oferecido pelo curso prima por desenvolver relações transdisciplinares entre a Dança e demais áreas do conhecimento, explorando o contexto social e cultural com perspectiva histórica e artística.

Vale ressaltar que um dos pontos de excelência destacados pelos avaliadores do INEP foi a abordagem de conteúdos pertinentes às políticas de educação ambiental, de valorização das culturas afro-brasileira e indígena e da promoção da educação em direitos humanos.

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