Curso de Serviço Social da UFV conquista Conceito máximo na avaliação do ENADE

1 de novembro de 2023

O curso de Serviço Social da UFV passou pela sua primeira avaliação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) em 2022, pelo Ministério da Educação, conquistando o Conceito 5, que é o máximo que um curso pode obter.

O ENADE é responsável por acompanhar o desenvolvimento dos concluintes do ensino superior e a qualidade dos cursos. Em 20022, contou com quase 600 mil inscrições em todo o país e avaliou 26 cursos. Além dos resultados das provas, o exame busca traçar o perfil socioeconômico dos estudantes avaliados, possibilitando adequações nos projetos políticos pedagógicos dos cursos.

O curso de Serviço Social da UFV contou com a primeira turma em março de 2017, é vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFV, possui oferta na modalidade de bacharelado, em horário integral, presencial, integralizado em 8 semestres (4 anos) e contando com a oferta de 60 vagas anuais.

O curso foi reconhecido pelo MEC no primeiro semestre de 2022 (Portaria Nº 1.077, de 14/12/2022), possui 242 estudantes regulares e estudantes formados com importantes inserções no mercado de trabalho e em pós-graduações. Além das disciplinas, os estudantes são qualificados pela participação em diversos projetos e programas de pesquisa, extensão e ensino.

O objetivo do Curso é proporcionar uma formação profissional teórico-prática que possibilite a apreensão crítica dos processos sociais na sua totalidade, concretizando uma formação que habilite o profissional a formular respostas para o enfrentamento das expressões da questão social a partir de uma perspectiva crítica e propositiva, com visão generalista e humanista.

De acordo com a Chefe do Departamento de Serviço Social, profª. Drª. Mariana Costa Carvalho, o Conceito máximo do Curso em sua primeira avaliação do ENADE é resultado do esforço coletivo de docentes, técnicos, estudantes e parceiros, sendo um movimento fundamental para a consolidação desse campo de conhecimento na UFV e região. Ressalta, ainda, que as avaliações, tanto internas quanto externas, são importantes pois possibilitam repensar o trabalho que vem sendo realizado no sentido de manter os níveis de excelência que a UFV, historicamente, vem alcançando.