Docentes do DAD participam de capacitação de instituições para idosos promovida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

9 de dezembro de 2021

A Age ILPIs – Ação de Formação para a Gestão Sustentável de Instituições de Longa Permanência para Idosos vai capacitar mil gestores em todo o território nacional. Lançado nesta terça-feira (7 de dezembro), o projeto terá carga horária de 60h, com atividades on-line sobre organização, funcionamento e gestão financeira e sustentável das ILPIs. A capacitação é promovida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

As professoras Tainá Rodrigues Gomide Souza Pinto e Simone Martins, do Departamento de Administração e Contabilidade, participam da formação, junto ao pró-reitor de Extensão e Cultura, professor José Ambrósio Ferreira Neto.

O curso será oferecido em uma plataforma exclusiva e terá uma equipe multidisciplinar será composta por professores, pesquisadores, extensionistas, conselheiros de direitos da pessoa idosa e profissionais com formação e atuação nas áreas de saúde, finanças, administração pública e de empresas, direito, contabilidade, assistência social, gerontologia. A previsão é que as inscrições estejam abertas entre junho e julho de 2022.

Pró-reitor de Extensão e Cultura da UFV, José Ambrósio Ferreira Neto ressaltou a importância da parceria. “Hoje é um dia de gratidão, não só pelo apoio que o ministério vem dando às iniciativas da universidade, mas também pelo trabalho de um coletivo de professores, servidores, estudantes e pessoas dedicadas à causa. Trabalhar com esses temas é um exercício social e de cidadania”, disse, ao lembrar que as pautas conjuntas incluem outros públicos vulneráveis além dos idosos, como mulheres e jovens.