Docente e estudantes do DPE organizam e-book com histórias de profissionalização de professores

4 de março de 2024

O e-book “Tecendo biografias e memórias de leituras de pós-graduandos: o professor me ensinou a fazer uma carta de amor”, organizado pela professora Bethania Medeiros Geremias (Departamento de Educação) e pelas estudantes Camila Martins Januário de Freitas, Daiane Cenachi Barcelos e Mariana Moreira dos Santos, nasceu de uma prática de leitura e escrita desenvolvida na disciplina optativa “Educação e razões oprimidas”, lecionada pela docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa.

Durante a realização da disciplina, os estudantes foram convidados a escrever cartas em resposta às obras “Professora, sim; tia, não – cartas a quem ousa ensinar” e “Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos”, de Paulo Freire, bem como ao livro “Ensinando Pensamento Crítico: Sabedoria Prática”, de bell hooks.

O trabalho com gêneros epistolares nas aulas da graduação e da pós-graduação integra uma das estratégias de ensino e de avaliação desenvolvidas com o intuito de mobilizar a escrita e a leitura em sala de aula. Nesta obra, os leitores poderão conhecer as histórias de vida e de profissionalização dos estudantes – autores das cartas – e, ao mesmo tempo acessar aos diálogos que estes realizaram com bell hooks e Paulo Freire.

Para baixar a obra completa, clique aqui.