Docentes do DLA e do IF Sudeste MG lançam livro sobre utopias e distopias

1 de fevereiro de 2022

Os professores Edson Martins (Departamento de Letras) e Patrícia Botelho (Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais e ex-aluna do DLA-UFV) lançam, na próxima segunda, 07/02, às 16h, o livro Da cidade antiga à contemporânea: (in)tolerâncias, utopias e distopias.

A obra reúne 17 capítulos, elaborados por 24 pesquisadores de 13 universidades brasileiras, a partir de diversas abordagens teórico-metodológicas ligadas às Ciências Humanas, Letras e Artes. Em comum, o conjunto de ensaios reunidos na organização apresenta uma reflexão contemporânea acerca das relações transversais entre as artes – a Literatura, o Cinema, a Música, a Dança – e a (des)construção das sociedades utópicas e distópicas, de ontem e de hoje. Desses (re)encontros provocados e provocativos entre arte e ciência, dogmatismo e obscurantismo, cultura e sociedade, civilização e barbárie, emergem temas de fundamental relevância para a compreensão de questões econômicas, políticas, sociais e/ou estéticas que buscam problematizar, em uma perspectiva transdisciplinar, o funcionamento dos espaços e dos processos de interação, convivência ou intolerância no mundo contemporâneo, a partir do contraste entre diferentes temporalidades, línguas e culturas.

A publicação foi feita com apoio do CCH-UFV e será editada em e-book (com distribuição gratuita) e em livro impresso, sendo publicada pela Editora Letraria (Araraquara-SP).

As inscrições para participação da live de lançamento do livro vão até o dia 06/02, são gratuitas e devem ser feitas através do formulário a ser preenchido no link a seguir: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeXjEZP-lUma9xozNxWvth1zQtkCRrJTsf8TssNNVcLOobOCg/viewform

O acesso para o link da sala onde ocorrerá o lançamento da obra será enviado por e-mail aos inscritos pela Comissão Organizadora do evento, após o recebimento dos formulários de inscrição.

Haverá emissão de certificado para ouvintes.