Docentes do PPG Letras cumprem agenda de pesquisa em Portugal

31 de outubro de 2022

Entre os dias 10 e 15 de outubro, as professoras Mônica Santos de Souza Melo e Ana Carolina Gonçalves Reis, acompanhadas pela professora Cristiane Cataldi dos Santos Paes, do Programa de Pós-Graduação em Letras, estiveram em Portugal, na cidade do Porto, para uma série de ações de internacionalização. A visita incluiu as seguintes atividades:

– Apresentação de suas pesquisas, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no evento: “IX Jornadas Internacionais de Análise do Discurso (IX JADIS) e IV Congresso Internacional de Estudos do Discurso (IV CIED). Passado, Presente e Futuro:discutindo a relevância dos Estudos do Discurso”. O evento foi realizado na Casa dos Livros, um importante Centro de Estudos da Cultura em Portugal, conhecido também como Palacete Burmester, localizado na Universidade do Porto, em Campo Alegre.

– Participação de reunião com o Prof. Dr. João Carlos de Matos Paiva, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e com estudantes do Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino e Divulgação das Ciências, no domínio da Análise do Discursoem Divulgação Científica, ocasião na qual as professoras discorreram sobre o tema “Análise do Discurso como Referencial Teórico e Metodológico para o Estudo do Discurso Científico”; e

– Realização de uma visita de estudo à Universidade de Coimbra, conduzida pelo Prof. Dr. João Carlos Paiva, que contemplou o Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra. Na oportunidade, as docentes assistiram também a duas palestras:  “A ciência como uma luz na escuridão”, ministrada pelo Professor Catedrático Dr. Carlos Manuel Batista Fiolhais, um dos cientistas e divulgadores de ciência mais conhecidos em Portugal, e “A ciência e a escola como projeto”, ministrada pelo Prof. Paulo Jorge Zylberberg Lapas, Diretor Pedagógico do Colégio de São José, em Coimbra.

A professora Cristiane Cataldi, que atualmente realiza seu Pós-Doutoramento na Universidade do Porto, sob a supervisão do Prof. Dr. João Carlos Paiva, destacou que as ações propiciaram o estabelecimento de importantes diálogos acadêmico-científicos no âmbito dos Estudos Linguísticos, assim como oportunizaram significativas parcerias que contribuirão para a consolidação da internacionalização das pesquisas no escopo da Pós-Graduação em Letras da UFV.