Encontro do Grupo UniDES reúne pesquisadores para tratar de metas para o envelhecimento saudável

5 de março de 2024

Aconteceu na última quinta, 29/02/24, a reunião ampliada, organizada pelos pesquisadores da UFV, para o início das atividades do grupo de trabalho UNIDES (Universidades na Década do Envelhecimento Saudável), referentes ao projeto intitulado: “Análise da atuação das universidades no fomento ao Plano de Ação Global da Década do Envelhecimento Saudável”, financiado pelo CNPq, vinculado ao Departamento de Administração e Contabilidade (DAD), ao Gegop e ao IPPDS.

Participaram da reunião representantes das universidades de diferentes países, que são instituições parceiras no projeto de cooperação internacional, sendo: Universidad de Girona (Espanha), Isalud
(Argentina), Universidad Autònoma de Manizales (Colômbia), Universidad Católica de Manizales (Colômbia), ITESO – Universidad Jusuita de Guadalajara (México) e Universidad de Valparaíso (Chile).

Também estavam presentes os representantes das Universidades brasileiras que integram o
projeto: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade da Amazônia (UNAMA), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal de Alfenas (Unifal).

Na reunião foi apresentado o projeto e foi discutido o processo de coleta de dados, especialmente, o sistema de registro das informações que cada Universidade irá disponibilizar. O objetivo é reunir dados das ações das Universidades alinhadas com as diretrizes da “Década do Envelhecimento Saudável” da OPAS/OMS e ONU. A perspectiva agora é que o UNIDES se reúna periodicamente para acertar os detalhes do banco de dados, bem como o acerto dos termos de compromissos assumidos.