Estudante do curso de História selecionada para intercâmbio em universidade moçambicana

4 de julho de 2024

A estudante do curso de História da UFV Lilian Alexandra Santos Pinto está entre os brasileiros selecionados para realização de um intercâmbio na Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique, ofertado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES).

O intercâmbio é promovido pelo Programa Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul, Edição Moçambique. O projeto selecionou a estudante devido à sua produção durante a graduação, que visa contribuir para a socialização da cultura afro-brasileira e da História Africana. Tratam-se de iniciativas que fazem parte do objetivo do programa, que busca financiar e incentivar a formação continuada de discentes engajados na luta antirracista.

A conquista de Lilian relaciona-se também a sua participação no grupo de estudos Observatórios Atlânticos (OBA) do Departamento de História (DHI), coordenado pelo professor de História da África Thiago Henrique Mota Silva (DHI). ALém disso, a estudante participou do projeto de extensão Cultura Afro-Brasileira: Reafirmando Identidades e Promovendo o Combate ao Racismo, coordenado pela professora Júnia Marise Matos de Sousa (Departamento de Serviço Social-UFV), que realiza ações que visam o combate ao racismo e o bem-estar de populações minoritárias da cidade de Viçosa.

A estudante Lilian Alexandra