Evento celebra cem anos da assinatura do decreto da criação da ESAV

29 de março de 2022

A cada ano, a Universidade Federal de Viçosa se aproxima e se prepara para o centenário da sua inauguração: a comemoração desse grande momento acontecerá em 2026. Até lá, no entanto, a instituição não poderia deixar de lembrar e celebrar as primeiras decisões e ações que a tornaram realidade; as decisões e ações que antecederam sua inauguração e que também marcaram sua história. É com esse propósito que a UFV realizará, nesta quarta (30) e quinta-feira (31), um evento dedicado aos cem anos da assinatura do Decreto Estadual nº 6.053, de 30 de março de 1922, que trata da criação da então Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav).

O evento 100 anos da Esav à UFV: histórias de criação e consolidação do ensino superior no Brasil começará na quarta-feira (30), às 18h30, com uma cerimônia virtual. Ela contará com a participação de representantes das famílias de Peter Henry Rolfs e João Carlos Bello Lisboa, personagens importantes da história da instituição, e com uma palestra do ex-aluno da Universidade e atual presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Luiz Moretti. A transmissão será realizada pelo Youtube.

Na quinta-feira (31), também às 18h30, pelo Youtube, a palestra A formação estratégica da Esav será ministrada pelo diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) e professor do Departamento de Educação da UFV, Odemir Vieira Baeta.

Ainda serão expostas, entre terça (29) e sexta-feira (01), das 8h às 17h, no saguão da Biblioteca Central do campus Viçosa, 28 fotografias inéditas de autoria de Peter Henry Rolfs – pesquisador estadunidense que participou da organização e direção da Esav – e parte dos equipamentos fotográficos doados ao Museu da Comunicação do campus Viçosa em 2020.

Todos poderão acompanhar as atividades.