Exposição sobre a história da Uremg e os 50 anos de federalização da UFV fica aberta para visitação até esta segunda-feira

2 de setembro de 2019

Até esta segunda-feira (2), ficará aberta, no hall do Departamento de História, a exposição Da Uremg à UFV: internacionalização, crises salariais e federalização. O evento busca refletir sobre a história e memória da Universidade na semana em que a instituição comemora 93 anos.

A exposição procura problematizar questões relacionadas às duas décadas de história da Uremg, período pouco conhecido da comunidade acadêmica e viçosense, de modo geral, mas de fundamental importância para que a UFV se tornasse a instituição renomada e reconhecida atualmente no ensino, na pesquisa e na extensão.

As duas décadas de Uremg foram marcadas pela expansão da infraestrutura da Universidade, o aprofundamento da sua internacionalização e o agravamento de crises financeiras que culminaram na federalização em 15 de Julho de 1969. Assim, 2019 é também o ano do cinquentenário da federalização da instituição.

A mostra é fruto do projeto financiado pelo Pibex, intitulado Patrimônio e Memória Institucional: tratamento documental e difusão cultural do acervo do Fundo Uremg do Acervo Histórico da UFV (1948-1969). Iniciado em março deste ano, o trabalho objetiva organizar os documentos históricos do fundo Uremg, elaborar um instrumento de pesquisa que o torne acessível à consulta pública, bem como realizar atividades de difusão cultural e educativa do acervo, por meio de ações como esta exposição.

O trabalho foi desenvolvido pela técnica em assuntos educacionais e coordenadora do projeto, Ana Paula Ribeiro Freitas, pelo bolsista e graduando em História Diego Carlos Ferreira e pelo arquivista Eduardo Luiz dos Santos. A exposição reúne diversas imagens que retratam a história da Uremg ao longo de duas décadas, de 1948, até a sua transformação em UFV, em 15 de Julho de 1969.

Fonte: Ana Paula Ribeiro Freitas