Grupo de Estudos e Pesquisa “Hermenêutica, Retórica e Ética” abre credenciamento para novos participantes

12 de setembro de 2022

O Grupo de Estudos e de Pesquisa em Hermenêutica, Retórica e Ética – HERETHIK, coordenados pelo Prof. Dr. Luiz Filipe Araújo e Prof. Dr. Paulo César Pinto de Oliveira abre prazo para credenciamento de novos membros. Poderá se inscrever qualquer estudante de graduação ou pós-graduação e profissionais de direito ou de áreas afins. As inscrições serão realizadas entre os dias 1º de agosto a 19 de setembro de 2022, através do e-mail hermeneutica.retorica@gmail.com. Para efetivar a inscrição, basta informar no correio eletrônico o link para o currículo Lattes atualizado e breve carta de motivação quanto ao interesse de integração ao grupo de estudos.

Objetivos do Grupo

O grupo tem como eixo central de sua temática a relação entre a hermenêutica filosófica de matriz fenomenológica-gadameriana, a tradição retórica clássica e contemporânea, sua recepção pela retórica jurídica e as reflexões éticas decorrentes do discurso e da técnica na contemporaneidade. As atividades do grupo estão previstas para semestres sucessivos. Em um primeiro momento, o objetivo é familiarizar o estudante com os temas e as leituras, para que, nos próximos semestres, sejam possíveis as atividades de redação, de produção e de publicação de textos científicos sobre o assunto pesquisado. Portanto, as atividades de estudo e de pesquisa se complementam na elaboração de trabalhos acadêmicos com destinação a meios de divulgação científica. Assim como a articulação com as pesquisas já desenvolvidas nas linhas e nos projetos de pesquisas orientados pelos professores coordenadores.

Temas de Estudo (rol exemplificativo)

1. O outro na cosmologia antiga e na metafísica moderna: o si mesmo e o outro como categorias;
2. A alteridade como diálogo na hermenêutica filosófica;
3. Hermenêutica filosófica em sua matriz fenomenológica;
4. História intelectual do pensamento continental: fenomenologia, hermenêutica e teoria crítica;
5. Antropologia filosófica e suas figuras: homo faber, homo loquens, homo ludens, homo publicus, homo economicus, homo juridicus, homo compensator, homo rhetoricus etc;
6. Humanidade, Humanismos e Transhumanismos;
7. Filosofia da Cultura, Filosofia da Técnica e a noção de progresso;
8. Retórica e Ética: Techné, Praxis, Técnica e Tecnologia;
9. Retórica Jurídica como Filosofia do Direito: Retórica do Texto, Análise Retórica, Metaforologia, Filologia do Direito e Teorias do Texto;
10. Retórica da Ideias Jurídicas no Brasil.

Dinâmicas das Reuniões de 2022-2

O grupo se destina a atividades de estudo e de pesquisa do tema selecionado, que ocorrerão por meio de reuniões quinzenais conjuntas entre professores e membros às quartas-feiras às 16:00.

Neste semestre, algumas reuniões serão realizadas de forma conjunta e online com o Grupo de Pesquisas “Direito e Persuasão” da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco sob coordenação do Prof. Dr. Pedro Parini (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1457320849246010).

Neste encontro conjunto com o grupo “Direito e Persuasão” estudaremos a Retórica de Aristóteles e uma vez por mês haverá o encontro presencial ou online do HERETHIK na UFV para discutirmos a Ética a Nicômaco de Aristóteles.

Eventuais dúvidas ou informações serão esclarecidas através do e-mail hermeneutica.retorica@gmail.com.