Inscrições para projeto de extensão “Conciliação e mediação de conflitos” começam no dia 21 de março

18 de março de 2022


O período de inscrição para o projeto de extensão “Conciliação e mediação de conflitos: Solucionando os conflitos por meio de métodos autocompositivos no Posto de Atendimento Pré-Processual” começa no próximo dia 21 de março (segunda-feira) e vai até o dia 25 (sexta-feira).

Trata-se de uma proposta extensionista, iniciada em junho de 2018, que surgiu de uma parceria com o Cejusc-Viçosa, e o Departamento de Direito, em que se pretendia fazer funcionar no Laboratório de Prática Jurídica da UFV, um posto de atendimento pré-processual (PAPRE) do Cejusc. Para que essa ação de extensão se tornasse possível, foi selecionada uma equipe de extensão em junho de 2018, que fora capacitada como conciliadores em julho de 2018. Após a capacitação, em 2019, fora publicado no Diário Oficial da União o convênio entre a UFV e o TJMG, para que se pudesse funcionar o Papre. Houve, por fim, a inauguração do Papre UFV em 2019, em um evento que contou com a participação de autoridades do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos municípios que envolvem a Comarca de Viçosa. Desde então, o projeto de extensão transformou seus objetivos, pois que passaram a ser realizadas, no LPJ, audiências de conciliação e mediação extraprocessuais tanto da comunidade envolvida pela Comarca de Viçosa, quanto os conflitos dos alojamentos da UFV. A partir da realização desses atendimentos, tornou-se possível analisar na prática, a questão do acesso à justiça e da fragilidade social das pessoas em conflito. Ocorre que, com a Pandemia de Covid-19, o projeto de extensão teve suas atividades suspensas e, agora, ainda na Pandemia, mas com um cenário mais favorável, a proposta é retomar os atendimentos em três eixos: a reativação do funcionamento do Papre-UFV, a capacitação de uma nova equipe de conciliadores e a realização de oficinas prático-teóricas sobre conciliação, mediação e negociação de conflitos, juntamente com os mediadores judiciais.

Considerando a necessidade de formação para consecução dos objetivos acima citados, serão disponibilizadas 15 vagas para alunos dos cursos de Direito, Ciências Sociais, Cooperativismo e Serviço Social que já tenham cursado ao menos 01 ano do curso em que está matriculado.

Mais informações podem ser obtidas no edital abaixo: