Laboratório de Biogrografia e Climatologia do DGE lança capítulo de livro em parceria com pesquisadores do Mato Grosso do Sul e da Bahia

29 de março de 2022

O Laboratório de Biogeografia e Climatologia do Departamento de Geografia (DGE), em parceria com os professores  Charlei Aparecido da Silva (Laboratório de Geografia Física da Universidade da Grande Dourados-UFGD) e Vinícius Machado Rocha da Universidade do Recôncavo Baiano – UFRB), escreveu o capítulo Uma visão social sobre o clima e seus significados nas paisagens climáticas dos lugares, o Pantanal/Brasil no contexto das mudanças climáticas do livro Métodos e técnicas no estudo da dinâmica da paisagem física nos países da CPLP – Comunidade dos Países de Expressão Portuguesa.

A temática abordada na obra é sobre a Paisagem, mas o artigo publicado versa sobre o clima, paisagem e sentidos, na região do Pantanal, no Mato Grosso do Sul.

O trabalho é fruto do projeto Impactos sociais-economicos-ambientais do clima e o tempo na região centro-sul do Mato Grosso do Sul, coordenado pelo Professor Charlei Aparecido. Este trabalho busca compreender o clima para além do seu impacto físico sobre a paisagem, considerando o seu aspecto social na região do Pantanal.

Para visualizar o livro, acesse o link a seguir: https://www.eumed.net/es/libros/libro/dinamica-da-paisagem

Referência do capítulo:

SILVA, C. A.; FIALHO, E. S. ; ROCHA, V. M. .Uma visão social sobre o clima e seus significados nas paisagens climáticas dos lugares, o Pantanal/Brasil no contexto das mudanças climáticas. In: Jorge Luis P. Oliveira-Costa; Andréa Aparecida Zacharias; Andréia Medinilha Pancher. (Org.). Métodos e técnicas no estudo da dinâmica da paisagem física nos países da CPLP – Comunidade dos Países de Expressão Portuguesa. 1ed.Málaga-España: EUMED, 2022, v. , p. 49-76.