Lançada a Rede Saberes em Participação e Controle Social no estado de Minas

2 de setembro de 2025


Na última quinta-feira, 28 de agosto, em Belo Horizonte, na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), ocorreu o lançamento da Rede Saberes em Participação e Controle Social, idealizada pelo Observatório Social de Belo Horizonte, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa, CeMAIS e o Observatório Social de Brumadinho.

No mesmo dia em que a UFV completou 99 anos, as professoras Simone Martins e Tainá Gomide, ambas do Departamento de Administração e Contabilidade (DAD), participaram da cerimônia inaugural, representando a UFV. A Rede nasce com o propósito de fortalecer o controle social por meio de um espaço de cooperação, aprendizado coletivo e construção colaborativa. A iniciativa reúne conselhos de direitos e de políticas públicas, organizações sociais, universidades e órgãos governamentais para fortalecer a participação e o controle social das políticas públicas. O evento de lançamento contou com a presença de representantes de diversas entidades como os Observatórios Sociais de Brumadinho e de Belo Horizonte, UFV, CeMAIS, UEMG, Escola do TCE, Controladoria-Geral da União em Minas Gerais, Tribunal de Contas de Minas Gerais, Conselhos Estaduais e Municipais de diferentes áreas, além da Casa dos Conselhos de Brumadinho e Renaro.

Em grupos de trabalho, os participantes refletiram sobre os desafios enfrentados pelos conselhos e as possibilidades de construção coletiva para fortalecer o controle social, a partir de eixos como formação, mobilização, incidência política e monitoramento das políticas públicas.

A partir deste lançamento, considerado um marco no controle social em Minas Gerais, inicia-se a trajetória em direção a novas conexões, ao fortalecimento dos conselhos e ao avanço de uma participação social ativa, crítica e transformadora, alinhada aos princípios de transparência, cidadania e efetividade das políticas públicas.