Nota de esclarecimento sobre bloqueio das bolsas de pós-graduação

13 de maio de 2019

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) esclarece à comunidade universitária sobre o bloqueio das bolsas dos programas de pós-graduação da Capes:

– Na segunda-feira (06), alguns veículos de comunicação noticiaram a possibilidade de corte de bolsas de pesquisa oriundas da Capes. No mesmo dia, a PPG divulgou a informação aos coordenadores dos programas de pós-graduação;

– Na terça-feira (07), todos os sistemas foram bloqueados e as bolsas não alocadas deixaram de constar nos mesmos;

– Somente na quarta-feira (08), a Capes enviou um ofício informando sobre o recolhimento das bolsas não utilizadas.

Na UFV, 18 bolsas de doutorado e 11 de mestrado do programa Demanda Social foram bloqueadas. A inclusão de bolsistas do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) e Professor Visitante no Exterior (PVE) associados ao Programa de Internacionalização da UFV (PrInt) também está impossibilitada no momento.

Em reunião realizada ontem (09) entre as Diretorias da Capes e o Diretório Nacional dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), foi informado a suspensão do pagamento de bolsas aos coordenadores do Programa Idioma Sem Fronteiras. O pagamento dos alunos está garantido até o encerramento das turmas em andamento. Em relação ao Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP) e ao Programa de Excelência Acadêmica (PROEX), ambos devem ser pagos em duas parcelas, sendo a primeira parcela liberada ainda no mês de maio. A concessão do PROAP e PROEX deve ser mantida, sem cortes.

A PPG e a Administração da UFV estão acompanhando as reuniões das entidades representativas com a Capes. No dia 16 de maio, a Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) se reunirá com o MEC.

Os bolsistas que já recebem seus benefícios não foram afetados. A UFV espera que a situação seja revertida, evitando prejuízos para o desenvolvimento da ciência.  A PPG reforça que está mantendo contato com dirigentes de outras Instituições Federais na busca conjunta de soluções para resolver o mais rápido possível esse impasse.