31 de outubro de 2022
Um estudo realizado na UFV sobre laboratórios de inovação em governos da América do Sul foi premiado como o melhor trabalho na área de Administração Pública durante o Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração (EnANPAD) de 2022. O evento é uma promoção da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração (Anpad).
O artigo Descobrindo e Caracterizando os Laboratórios de Inovação em Governo: Um Estudo no Contexto Sul-Americano é fruto da dissertação do pesquisador Alessandro Carlos da Silva Júnior, orientada pelo professor Magnus Luiz Emmendoerfer, do Programa de Pós-Graduação em Administração. A dissertação também recebeu menção honrosa no IX Encontro Brasileiro de Administração Pública, promovido, este mês, em São Paulo, pela Sociedade Brasileira de Administração Pública.
Alessandro avaliou iniciativas governamentais para a criação de laboratórios que buscam inovações em serviços, processos administrativos, conceituais e políticas públicas nas diversas esferas do setor público da América do Sul. Segundo o pesquisador, embora tenham sido encontrados apenas 24 laboratórios com esta finalidade em oito países, já é possível notar um crescimento deles. O Brasil é o que apresenta o maior número de iniciativas desta natureza, sendo, inclusive, pioneiro com a criação, em 2012, do Laboratório de Análise de Políticas Públicas do Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública (Ceag), da Universidade de Brasília (UnB).
Os objetivos do trabalho premiado foram mapear e caracterizar as ações e o modo de operação destas iniciativas. “Além de criar inovações para melhorar a qualidade e a eficiência do serviço público, estes laboratórios também atuam na formação de gestores e pessoas interessadas em inovar. Notamos que há um grande potencial de geração de comportamentos empreendedores nas instituições que investem nestas iniciativas”, explica o autor do trabalho.
A tese Redes e suporte social para alunos cotistas no ensino Superior Brasileiro, defendida pela pesquisadora Sabrina Olímpio Caldas de Castro Braga e orientada pela professora Fernanda Maria de Almeida, também recebeu Menção Honrosa no IX Encontro Brasileiro de Administração Pública.