Pesquisas da Pós-Graduação em Administração se destacam em evento nacional

31 de outubro de 2022

Um estudo realizado na UFV sobre laboratórios de inovação em governos da América do Sul foi premiado como o melhor trabalho na área de Administração Pública durante o Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração (EnANPAD) de 2022. O evento é uma promoção da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração (Anpad).

O artigo Descobrindo e Caracterizando os Laboratórios de Inovação em Governo: Um Estudo no Contexto Sul-Americano é fruto da dissertação do pesquisador Alessandro Carlos da Silva Júnior, orientada pelo professor Magnus Luiz Emmendoerfer, do Programa de Pós-Graduação em Administração. A dissertação também recebeu menção honrosa no IX Encontro Brasileiro de Administração Pública, promovido, este mês, em São Paulo, pela Sociedade Brasileira de Administração Pública.

Alessandro avaliou iniciativas governamentais para a criação de laboratórios que buscam inovações em serviços, processos administrativos, conceituais e políticas públicas nas diversas esferas do setor público da América do Sul. Segundo o pesquisador, embora tenham sido encontrados apenas 24 laboratórios com esta finalidade em oito países, já é possível notar um crescimento deles. O Brasil é o que apresenta o maior número de iniciativas desta natureza, sendo, inclusive, pioneiro com a criação, em 2012, do Laboratório de Análise de Políticas Públicas do Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública (Ceag), da Universidade de Brasília (UnB).

Os objetivos do trabalho premiado foram mapear e caracterizar as ações e o modo de operação destas iniciativas. “Além de criar inovações para melhorar a qualidade e a eficiência do serviço público, estes laboratórios também atuam na formação de gestores e pessoas interessadas em inovar. Notamos que há um grande potencial de geração de comportamentos empreendedores nas instituições que investem nestas iniciativas”, explica o autor do trabalho.

A tese Redes e suporte social para alunos cotistas no ensino Superior Brasileiro, defendida pela pesquisadora Sabrina Olímpio Caldas de Castro Braga e orientada pela professora Fernanda Maria de Almeida, também recebeu Menção Honrosa no IX Encontro Brasileiro de Administração Pública.