Professor do DHI lança livro sobre educação antirracista

21 de junho de 2021

O professor do Departamento de História (DHI), Thiago Henrique Mota, organizou o livro que acaba de ser lançado, “Ensino antirracista na educação básica: da formação de professores às práticas escolares”. Resultado de um projeto de extensão desenvolvido em 2019 com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBEX), o livro oferece metodologias de trabalho para formação inicial e continuada de professores e para práticas escolares na educação básica, sempre com perspectiva antirracista.

A obra resulta do projeto de extensão “As artes negras em Minas Gerais: identificação de acervos, divulgação dos artistas e produção de material de apoio ao ensino de História e Cultura afro-brasileira”. Associado à disciplina de Laboratório de Ensino de História II (HIS465), ministrada em 2019, o projeto buscou promover estratégias para a educação das relações étnico-raciais, em cumprimento da lei 10.639/2003. Para isso, foi realizado um ciclo de conferências dedicadas a professores da educação básica de Viçosa e estudantes dos cursos de licenciatura da UFV com pesquisadores de diversas
instituições do Brasil. Eles foram convidados a refletir sobre metodologias de ensino a serem aplicadas a seus objetos de pesquisa, visando à difusão do conhecimento acadêmico na educação básica.

Os estudantes da disciplina HIS 465 participaram de várias das conferências, que foram realizadas no COLUNI, em parceria com a professora de História do colégio, Raquel Sousa Lima. Em seguida, os estudantes se engajaram nas atividades da Semana da Consciência Negra junto a escolas públicas de Viçosa, como a Escola Municipal
Coronel Antônio Silva Bernardes, onde trabalharam com a professora de História, Selma Marques. O resultado foi uma maior integração entre o ensino superior e a educação básica, contribuindo para a formação de novos professores e a inserção de pesquisas realizadas no ensino superior junto aos níveis fundamental e médio.

O livro que acaba de ser lançado é resultado dessa iniciativa e traz metodologias práticas para trabalho tanto na formação docente (inicial e continuada) quanto no exercício da profissão na educação básica. A obra foi publicada com o apoio do CCH e encontra-se disponível para download gratuito no site da editora, através deste link.