Professor do DPD oferece curso de Alemão Instrumental para as Ciências Humanas

10 de junho de 2022

O curso tem como objetivo introduzir os interessados na cultura e língua alemã voltada para a compreensão da história intelectual das ciências humanas, como por exemplo correntes de pensamento, autores/obras e conceitos fundamentais cunhados na tradição alemã. A partir dessa abordagem será possível trabalhar o vocabulário essencial e algumas questões linguísticas mais peculiares direcionadas para reconhecimento e leitura de textos. Não se trata de um curso de alemão nos moldes tradicionais ou seguindo o quadro europeu comum. Cada aluno poderá tirar proveito a partir do interesse e conhecimento que possuem da língua alemã.

Objetivos Gerais:

– Apresentar os horizontes de formação intelectual da tradição alemã para as ciências humanas;
– Introduzir as principais correntes para a formação do pensamento contemporâneo a partir do eixo da cultura germânica;
– Reconhecer e compreender os principais traços do vocabulário filosófico-científico dos conceitos fundamentais que formam as ciências humanas de língua alemã e seus ecos em outras tradições;
– Familiarizar os discentes com as peculiaridades, história e polissemia de um vocabulário fundamental que percorre as ciências humanas;
– Dar acesso a traduções consagradas e inéditas do alemão para oportunizar arcabouço e matéria prima para a recepção crítica da história intelectual alemã.

Período de inscrição pelo site da FACEV: 07 a 22 de junho de 2022.

Início do curso: 23 de junho de 2022

Link para inscriçãohttps://facev.conveniar.com.br/Eventos/Default.aspx#cursos

Módulo 1 – Aspectos introdutórios

1.1 – Introdução: metodologia, recursos e ferramentas
1.2 – Alemanha: tão jovem, e ainda tão velha (Rammstein – Deutschland)
1.3 – Raízes gregas e romanas: um exemplo do dicionário dos intraduzíveis (Barbara Cassin)
1.4 – História Semântica (Geistesgeschichte, Ideengeschichte, Wortgeschichte, Begriffsgeschichte
und Metaphorologie)

Módulo 2: Idealismo Alemão e Classicismo

2.1 – Immanuel Kant
2.2 – Johann Wolfgang von Goethe
2.3 – Georg F. W. Hegel
2.4 – Friedrich Hölderlin

Módulo 3: Entre materialismo e pessimismo

3.1 – Escola Histórica e Historicismo
3.2 – Karl Marx
3.3 – Arthur Schopenhauer
3.4 – Friedrich Nietzsche

Disponibilidade: até 25 vagas

Investimento: R$ 150,00 para estudantes ensino médio/graduação e R$300,00 para público geral.

Forma de Pagamento: Boleto bancário.

Carga horária: 4 horas/módulo

Contato para informações a respeito do curso: hermeneutica.retorica@gmail.com