Professor do DPD oferece curso de cultura e língua alemã

26 de abril de 2022

O professor Luiz Filipe Araújo, do Departamento de Direito (DPD), oferecerá, a partir do mês de maio, o curso “Alemão Instrumental para Ciências Humanas: uma história intelectual da cultura alemã”.

O curso tem como objetivo introduzir os interessados na cultura e língua alemã voltada para a compreensão da história intelectual das ciências humanas, como por exemplo correntes de pensamento, autores/obras e conceitos fundamentais cunhados na tradição alemã. A partir dessa abordagem será possível trabalhar o vocabulário essencial e algumas questões linguísticas mais peculiares direcionadas para reconhecimento e leitura de textos. Não se trata de um curso de alemão nos moldes tradicionais ou seguindo o quadro europeu comum. Cada aluno poderá tirar proveito a partir do interesse e conhecimento que possuem da língua alemã.

O curso será ofertado em 15 módulos, com 3 módulos por semestre.

Disponibilidade: até 50 vagas.

Período de realização:
Encontro semanal de 60 minutos às quintas-feiras das 12:30 às 13:30
Início: 12/05/2022
Término: 28/07/2022

Encontros presenciais: PVA
Carga horária: 12 horas (4 horas/módulo).
Período de Inscrição: Até o dia 11 de maio de 2022.
Investimento (R$): 50,00 estudantes ensino médio e graduação / 100,00 público em geral por módulo.
Forma de pagamento via FACEV: Cartão de crédito em até 2 vezes.

O primeiro módulo será gratuito e ofertado como um evento de extensão.

Como abertura do curso de “Alemão Instrumental para Ciências Humanas: Uma história intelectual da cultura alemã” haverá uma apresentação da proposta aberta à comunidade universitária. O evento e o curso visam introduzir uma compreensão da história intelectual das ciências humanas na tradição alemã, como por exemplo, correntes de pensamento, autores/obras e conceitos fundamentais.

O evento é gratuito e será fornecido certificado para aqueles que participarem integralmente das atividades.
Inscrições: https://forms.gle/P4tKkNjJtRokR7bB9

O curso será ministrado pelo Prof. Luiz Filipe Araújo, doutor em Direito, com pesquisas na Áustria e Alemanha, desenvolvendo pesquisas em torno da História do Pensamento Jurídico, especialmente os pré-socráticos e a sofística, Arthur Schopenhauer, Friedrich Nietzsche, Hans Blumenberg, Vilém Flusser e outros autores da tradição alemã contemporânea; dedicando-se também à formação do pensamento jurídico brasileiro e sua inserção na tradição ocidental.

Contato para informações sobre o curso: hermeneutica.retorica@gmail.comMais informações: https://www.dpd.ufv.br/?noticias=curso-alemao-instrumental-para-ciencias-humanas-uma-historia-intelectual-da-cultura-alema