Professora do DAD representa UFV em reunião da Organização Pan-Americana da Saúde sobre estratégias para envelhecimento saudável

24 de novembro de 2022


A professora Simone Martins, do Departamento de Administração e Contabilidade, representou a UFV em uma reunião técnica promovida pela Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (Opas/OMS), de 15 a 17 de novembro, na cidade de Valparaíso (Chile). Simone e a professora Maria de Lourdes Bernartt, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, foram as brasileiras convocadas para o evento, do qual também participaram especialistas de outros países e organizações afiliadas à Rede de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas. As duas professoras são especialistas no tema Envelhecimento Ativo e Saudável.

O encontro em Valparaíso teve como principal objetivo delinear a estratégia de capacitação para os municípios que já fazem parte da iniciativa Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas e para aqueles que desejam se inserir. Durante o evento, houve relatos de experiências, inclusive do Brasil, onde a UFV se destaca entre as universidades envolvidas na condução de ações de pesquisa e extensão nessa temática.

As reuniões aconteceram no Centro Gerópolis da Universidade de Valparaíso, que atua como colaborador da Opas/OMS na área de Ecossistemas Amigáveis, desde 2022.  Ali, foi firmada uma carta de intenção de Acordo de Colaboração da UFV com o Gerópolis, que envolverá ações relacionadas ao envelhecimento ativo e saudável no Brasil e Chile.

De acordo com a professora Simone, durante os trabalhos, conduzidos pelo chefe da Unidade de Curso de Vida da Opas/OMS, Enrique Vega, foram reafirmados compromissos com a agenda 2021-2030 da Década do Envelhecimento Saudável. Também ficou assegurado o compromisso com relação à formação de frentes de trabalho para ampliar a inserção de municípios brasileiros na rede internacional, tendo como principal objetivo garantir que as comunidades fomentem as capacidades das pessoas idosas e as estratégias para a promoção do bem-estar delas e de suas famílias.

Na avaliação da professora, a participação da Universidade no encontro representou a possibilidade de ampliação do processo de internacionalização e de intercâmbios de experiências. A UFV tem se dedicado fortemente ao tema do envelhecimento nas últimas décadas, já dispondo, inclusive, de uma Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) e de projetos em curso com apoio do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável da UFV e de programas de pós-graduação em diversas áreas, como Administração, Ciência da Nutrição e Educação Física.

Mais informações sobre a reunião estão disponíveis no link: www.uv.cl/pdn//?id=13690.