Professora do DAH participa de missão de trabalho na Europa

31 de outubro de 2023

A professora Andréa Bergallo Snizek, do Departamento de Artes e Humanidades (DAH), retorna de Lisboa após a realização de diversas ações representando a UFV, dentre elas, visitas técnicas com o fim de prospecção de internacionalizações, que tiveram o apoio da PPG e do CCH.

Positivas e promissoras, a visitas aconteceram nos Institutos de Investigação em Antropologia e Comunicação Social, respectivamente das Universidades de Lisboa/Departamento de Antropologia e da
Universidade Nova de Lisboa/Instituto de Comunicação da Nova.

Em Portugal, a professora Andréa participou também, como convidada, de diversas atividades da Plataforma Internacional Quinzena de Almada, ministrando um workshop de Dança Contemporânea no evento. Na Universidade de Lisboa/Faculdade de Motricidade Humana, por meio do INET-md – Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos Música e Dança, a professora ministrou um workshop teórico-prático de preparação corporal no ballet clássico e participou do debate “Projetos Pedagógicos/Formação em Dança na universidade e os desafios pós-pandemia”, acompanhada de investigadores de outros países e da Professora Laura Pronsato (DAH), que realiza estágio de pós-doutoramento naquele país.

De volta ao Brasil na semana entre os dias 9 e 13 de outubro, a professora Andréa participou do 7º Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA), evento internacional, com a apresentação de dois trabalhos desenvolvidos no DAH, pelos egressos do curso de Dança da UFV Carlos Eduardo Guimarães e Ronaldo Mansur, ambos sob orientação e o segundo em parceria com a professora Rosana Aparecida Pimenta.

No ANDA aconteceram ações importantes, dentre as quais se destaca a realização do Fórum Nacional de Dança (retomada) e a Roda de Conversa AVALIAÇÕES EM DANÇA, com palestra de Aloysio Fagerlande,
Coordenador Adjunto dos Programas Profissionais em Artes – CAPES.

Em Viçosa, como membro do Conselho Municipal de Cultura, a professora Andréa vem trabalhando na organização e elaboração do Edital da Lei Paulo Gustavo, que em breve será publicado.