Professores e coordenadores do NUCLI-UFV participam do evento em comemoração aos 10 anos do Programa Idiomas Sem Fronteiras

1 de dezembro de 2022

Depois de um longo período sem encontros presenciais, os coordenadores nacionais e locais da Rede Andifes, do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), estiveram reunidos para discutir e fortalecer as ações de internacionalização das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) credenciadas. O evento, com duração de dois dias, foi bastante produtivo com apresentação de propostas para ações futuras, reuniões temáticas e participação dos parceiros internacionais.

A UFV esteve presente em todo evento, representada pela Coordenadora de língua inglesa e Gestora da Rede Andifes IsF – NucLi UFV, Prof.ª Dr.ª Natália Fontes de Oliveira, pela Coordenadora do Português como Língua Estrangeira (PLE) Prof.ª Dr.ª Idalena Oliveira Chaves e pela bolsista fomentada pela Embaixada Italiana na UFV a Prof.ª Esp. Suélen Najara de Mello. O evento aconteceu na cidade Brasília/DF no último dia 21 e 22, na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e no BSAN, o Laboratório de Línguas da Universidade de Brasília (UnB).

A reunião ocorreu no momento em o programa Idiomas sem Fronteiras completa dez anos. Desde 2019, as ações do IsF estão sendo gerenciadas pela Andifes, sendo hoje chamada de Rede Andifes IsF. A Rede está vinculada ao Conselho de Gestores de Relações Internacionais das IFES- CGRIFES e, para marcar a data, o CGRIFES realizou um encontro, na parte da manhã, com parceiros internacionais da Rede: a Embaixada da Espanha, a Embaixada da Valônia-Bruxelas, a Empresa Mastertest, a Embaixada da Itália, a Fundação Japão, a SIPLE e o Ministério das Relações Exteriores que apoiam os 7 idiomas (alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e português para estrangeiros).

O Diretor de Relações Internacionais da UFV, professor Vladimir Oliveira Di Iorio também esteve presente durante o evento em que foram discutidas as ações para fortalecer a internacionalização nas universidades, bem como as possibilidades para 2023. Na parte da tarde, uma mesa redonda para celebração e compartilhamento das ações do IsF com a participação do atual e do ex-secretário da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, Wagner Vilas Boas e Paulo Speller, respectivamente, além do ex-ministro da Educação, e ministro na época do lançamento do programa, José HenriquePaim.

No evento foram lançados três livros sobre a experiência do ensino de línguas nas universidades federais brasileiras. Na terça-feira (22) foram realizadas apresentações dos trabalhos desenvolvidos nas IFES, contando com a participação e apresentação dos trabalhos desenvolvidos na UFV, a saber
“O programa Idiomas sem Fronteiras da Universidade Federal de Viçosa: caminhos e perspectivas” (Natália Fontes de Oliveira), “Curso preparatório para exames de proficiência de italiano: os desafios e as possibilidades de valutare a distanza” (Suélen Najara de Mello) e “Português para estrangeiros no Programa Idiomas Sem Fronteiras: internacionalização e políticas linguísticas na UFV” (Idalena Oliveira
Chaves).