Programa de assistentes brasileiros de língua portuguesa na França abre inscrições

15 de dezembro de 2022

O Programa de assistentes brasileiros de língua portuguesa na França está aberto para o ano letivo 2023-2024. Trata-se de uma oportunidade para os estudantes do curso de Letras.

O programa está aberto aos estudantes brasileiros matriculados no último ano da graduação em Letras ou em Letras Português-Francês em universidades brasileiras, com idade entre 20 e 30 anos, que residem no Brasil, com bom conhecimento da língua francesa (nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas). Caso já tenham realizado a graduação em letras ou letras português-francesa, o candidato deve estar matriculado em outro curso superior (uma segunda graduação, mestrado, doutorado ou especialização).

Sob a direção de France Education International em parceria com a Embaixada da França, esse programa de assistente de língua portuguesa na França tem por objetivo oferecer a oportunidade a estudantes brasileiros de mergulhar na língua e na cultura francesas, levando aos estabelecimentos escolares a autenticidade de sua língua e a riqueza de sua cultura. Por conseguinte, apenas brasileiros, falantes de língua materna brasileira, que estudem no Brasil, poderão ser selecionados para este programa.

Durante sua permanência na França, os assistentes brasileiros, que beneficiarão do status de funcionários temporários do Estado francês, terão a possibilidade de se inscrever numa universidade, desde que a atividade e o curso escolhido não tragam prejuízo à sua função de assistente no estabelecimento para onde tiverem sido designados.

A submissão dos dossiês deve acontecer até 31 de dezembro de 2022. Mais informações no site da Embaixada da França no Brasil: https://br.ambafrance.org/Programa-assistentes-brasileiros-de-lingua-portuguesa-na-Franca-Ano-letivo-2023