Realizado I Encontro da Residência Pedagógica da UFV

19 de fevereiro de 2019

O I Encontro da Residência Pedagógica da UFV reuniu, no campus Viçosa, 158 residentes das licenciaturas, 18 preceptores (professores da Educação Básica) e sete docentes orientadores dos núcleos dos campi de Viçosa e Florestal, além da coordenadora institucional, professora Esther Giacomini Silva, do Departamento de Educação.

O evento aconteceu nos dias 29 e 30 de janeiro e contou com oficinas formativas e a socialização das experiências vivenciadas pelos participantes em escolas dos municípios de Viçosa, Florestal, Juatuba e Pará de Minas, no período de agosto a dezembro de 2018. Foram realizadas também reuniões dos preceptores com os docentes orientadores de cada Núcleo para organização da imersão dos residentes, que teve início neste mês e acontecerá até novembro de 2019, com 320 horas, das quais, ao menos 100 horas serão para a regência de sala de aula na área de atuação do licenciando, contemplando intervenção pedagógica articulada com as necessidades formativas da comunidade escolar e outras ações docentes.

O Programa da Residência Pedagógica (RP) começou em agosto de 2018 e integra a Política Nacional de Formação de Professores desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A RP visa aperfeiçoar a formação dos estudantes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente.

Compõem a RP da UFV os núcleos Multidisciplinar Arte/Pedagogia, com as licenciaturas de Dança, Educação Infantil e Pedagogia; Multidisciplinar Biologia, Física, Matemática, Química; e Educação Física. De acordo com a coordenadora Esther Giacomini Silva, por meio do Programa há o fortalecimento da relação da Universidade com as escolas no papel de formação dos licenciandos, unificando as vivências da formação inicial com as da formação continuada e exigindo de todos os participantes o exercício do protagonismo docente. A RP estimula ainda a reavaliação da formação nos cursos de licenciatura na busca de práticas que capacitem o residente e atendam às demandas da comunidade escolar.

Fonte: Esther Giacomini Silva (DPE)