Revista de Ciências Humanas abre chamada para o dossiê “Comunicação, Mundialização e Regionalidades: Aproximações e diferenças”

24 de abril de 2023

A Revista de Ciências Humanas da Universidade Federal de Viçosa (UFV) prepara o dossiê “Comunicação, Mundialização e Regionalidades: aproximações e diferenças”, organizado pelos professores Ricardo Duarte Gomes, Isaura Mourão e Henrique Mazetti, com prazo para submissão de artigos até o dia 31 de julho de 2023.

No mundo moderno, as disputas de sentidos em circulação, potencializadas pela tecnologia e pelas plataformas digitais, buscam estabelecer padrões capazes de conferir o caráter de mundialização às interações, em diferentes contextos sociais espalhados pelo globo, com pretensões universais de totalidade. No entanto, podemos inferir a partir de autores do campo da comunicação que o mundo só se torna comunicacional nos lugares, compreendidos como marcadores de encontro dos diferentes interesses distantes e próximos, mundiais e locais, manifestados sob a dinâmica dos processos sociais. Assim, as regionalidades emergem como fator da diferença e da aproximação nesse pretenso mundo global.

Nesse cenário, os sujeitos instauram disputas, marcam aproximações e diferenças e configuram lugares a partir de elementos e dinâmicas acionados por aspectos inerentes a regionalidades, em movimentos constantes de identificação, interação e interlocução, conformados por relações de forças e por processos comunicativos. Assim, demarcam lugares através de textualidades, circulações de valores, dos traços culturais e crenças e fazem emergir, na sociedade midiatizada, para além da noção de um local ou de uma região específica, na direção dos sentidos que implicam em percepções, sensações, práticas, posicionamentos e intervenções para os/as interlocutores/as em relação e, consequentemente, para o processo comunicativo. Nesse movimento, as regionalidades vêm à tona como categoria capaz de oferecer leituras aos modos como interações e sentidos em disputa são conformados em diversos (e sempre inacabados) contextos sociais, noção que se mostra relevante ao campo das humanidades.

É nessa perspectiva que a Revista de Ciências Humanas da Universidade Federal de Viçosa (UFV) prepara o dossiê “Comunicação, Mundialização e Regionalidades: aproximações e diferenças”, buscando promover o diálogo entre e com diferentes pesquisadoras e pesquisadores em torno da temática, impulsionado por estudos iniciais desenvolvidos por professores/as, pesquisadores/as e estudantes da UFV. O intuito é reunir estudos teóricos, aplicados e empíricos que acionem a comunicação, os processos comunicativos e as regionalidades, estas assumidas como lentes para a apreensão de conflitos, relações e contextos que tenham e (ou) acionem um jogo de forças entre projetos de  mundialização/universalização materializados em um determinado centro (simbólico, político, moral, econômico e cultural) em relação a lugares postos em proximidade ou em distância com tal centro.

Assim, o periódico convida a comunidade acadêmica para contribuir com trabalhos científicos finalizados ou em andamento para este dossiê especial na Revista de Ciências Humanas, volume 2, número 23, de 2023,  Para o “call for papers” convidamos pesquisadores, docentes, estudantes de pós-graduação e profissionais para que apresentem estudos e investigações que contemplem os seguintes subtemas: a) Geografias da Comunicação; b) Produção de margens e marginalidades culturais; c) Relações simbólicas entre centros e periferias; d) Interculturalidades e regionalidades; e) Processos sociais e culturais midiatizados em localidades.

O prazo limite para o envio dos trabalhos científicos é 31 de julho de 2023, exclusivamente pelo sistema online de submissões da revista, no endereço periodicos.ufv.br/RCH;

Serão aceitos artigos e resenhas em português de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As normas de publicação da Revista de Ciências Humanas estão disponíveis em https://periodicos.ufv.br/RCH/about/submissions. A previsão de publicação da edição é até dezembro de 2023.

Qualquer esclarecimento sobre a chamada especial pode ser obtido no site da revista (periodicos.ufv.br/RCH), com os editores Ricardo Duarte Gomes, Isaura Mourão Generoso e Henrique Mazetti, ou com a editora adjunta Luiza Pacheco, por meio do endereço eletrônico reviscch@ufv.br.