Revista Gláuks tem chamada aberta para submissão de artigos

30 de maio de 2022

A Revista Gláuks, do Departamento de Letras, está com chamada aberta para o v.22, n.3, 2022,  com o dossiê temático “Minas Gerais: Escritores, Escritoras e Escritos”. Para acessar a chamada, clique no link a seguir: https://www.revistaglauks.ufv.br/Glauks/index.

MINAS GERAIS: ESCRITORES, ESCRITORAS E ESCRITOS

“O quanto que envaidece e intranquiliza, entidade tão vasta, feita de celebridade e lucidez, de cordilheira e História. De que jeito dizê-la? MINAS: patriazinha. Minas — a gente olha, se lembra, sente, pensa. Minas — a gente não sabe.”

“seu orbe é uma pequena síntese, uma encruzilhada; pois Minas Gerais é muitas. São, pelo menos, várias Minas.”

(Guimarães Rosa)

O território de Minas Gerais já foi cantado em prosa e verso pelos mais variados autores e autoras, nascidos ou não no solo mineiro. Desde os tempos coloniais, eles e elas procuraram descrever suas particularidades topográficas, sobretudo no que tange à magia do seu relevo, suas reservas minerais, ao mesmo tempo fonte de pujança e de maldição, a marcante arquitetura colonial ao lado de ambiciosos projetos modernistas, os costumes das gentes, conformada em tipos literários, como o caipira, o sertanejo etc. No entanto, como ilustram as passagens extraídas do conto “Minas Gerais”, publicado por Guimarães Rosa, em 1957, pode-se dizer que existe algo de indefinível que sempre escapa a representações e potencializa novas e instigantes tentativas de abarcar e problematizar os diversos aspectos do estar no mundo em Minas Gerais.

Nesse sentido, este dossiê acolherá contribuições críticas de múltiplos vieses, a fim de coligir diversas perspectivas de estudo sobre manifestações artísticas e literárias produzidas em e sobre Minas Gerais. Tendo em vista a sua temática, o dossiê é também uma forma de homenagem ao centenário de nascimento de Otto Lara Resende (01/05/1922 – 28/12/1992), autor que tão bem vivenciou a região em suas composições.

Aceitam-se estudos sobre a temática geral do número e sobre os seguintes aspectos complementares:

1- Importância e ressonâncias do Arcadismo mineiro;

2- Relevos e relevâncias de Minas na literatura;

3- Minerações literárias: o arquivo-escavações;

4- Escritos de Otto Lara e escritos para Otto Lara;

5- Escritos contemporâneos em Minas;

6 – Letras descentradas: representações não hegemônicas.

Organizadores:

Natália Gonçalves de Souza Santos (UFV)

Eliana da Conceição Tolentino (UFSJ)

Prazo para submissão: 27 de abril a 31 de agosto de 2022

Publicação: Dezembro de 2022