Seminário regional debate valorização da pessoa idosa

30 de outubro de 2023

Nos dias 25 e 26 de outubro de 2023 aconteceu na Universidade Federal de Viçosa o evento “AE MINAS GERAIS”, oportunizando reflexões, compartilhamento e trocas de conhecimentos sobre os direitos e as políticas para as pessoas idosas. Trata-se de um projeto piloto que busca o fortalecimento de redes de proteção à pessoa idosa no estado de Minas Gerais e o alinhamento com o Plano de Ação Global da Década do Envelhecimento Saudável.

O AE MINAS GERAIS é uma realização conjunta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Rede de Apoio à Pessoa Idosa do Estado de Minas Gerais (Rapi-MG), em parceria com a Universidade Federal de Viçosa, por meio do Gegop e da Unapi, e com a Diretoria Regional de Muriaé. Integra a Campanha de Valorização da Pessoa Idosa do estado de Minas Gerais e contou com a representação de aproximadamente 30 municípios e com a seguinte programação.

No dia 25 foi realizado no Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável o Seminário Regional para tratar das “Ações e Políticas para o Envelhecimento Ativo e Saudável no Estado de Minas Gerais”. Já no dia 26, no Departamento de Administração e Contabilidade, foi o momento de realização de dois minicursos práticos, sobre Fundos da Pessoa Idosa e sobre Diagnóstico Situacional da Pessoa Idosa. Durante os dois dias de evento estiveram reunidos na UFV gestores, conselheiros e ativistas dos direitos da pessoa idosa dos municípios da Regional Sedese Muriaé comprometidos com a promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável, o fortalecimento das redes de apoio e das políticas voltadas à população idosa.

O evento contou com o apoio da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe); do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS); do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH/UFV); do Departamento de Administração e Contabilidade (DAD/UFV); do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB/UFV); do Departamento de Nutrição e Saúde (DNS/UFV), e da Plataforma Longeviver.