Simpósio de Integração Acadêmica movimenta os três campi da UFV

21 de outubro de 2019

As atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFV estarão ainda mais próximas da comunidade a partir desta segunda-feira (21), com a realização do Simpósio de Integração de Acadêmica (SIA). O evento acontecerá nos três campi da Universidade, com a temática Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável, e integra as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

No campus Viçosa, o SIA começa nesta segunda-feira (21), às 16h, com a cerimônia de abertura no auditório do Departamento de Engenharia Florestal. Cerca de 580 trabalhos orais e 790 em formato painel, serão apresentados a partir das 10h, de terça-feira (22), no Espaço Multiuso, onde também haverá estandes e atrações culturais abertas à comunidade. Além dos 54 minicursos e sete oficinas com temas diversificados, atividades especiais para escolas públicas e particulares do ensino médio de Viçosa e região integram a programação. O evento vai até sábado (26), com a Feira do Conhecimento, que reunirá trabalhos de 15 escolas municipais, desenvolvidos em parceria com a UFV ao longo do ano.

No campus Florestal, o SIA acontecerá junto com a 6ª Feira de Ciências, Tecnologia, Educação e Cultura (Fecitec 2019). Com início na quarta-feira (23), a partir da abertura oficial, às 18h30, no Salão Nobre, a programação termina no sábado (26). O público total esperado é de cerca de 500 estudantes, com 157 trabalhos inscritos, do ensino médio, graduação e pós-graduação. Já na Fecitec a expectativa é de mais de 600 estudantes dos ensinos fundamental e médio/técnico, com a apresentação de 125 trabalhos.

No campus Rio Paranaíba, a abertura do evento será na terça-feira (22), às 19h, no Prédio de Laboratório de Ensino (LAE). A programação se estende até quinta-feira (24), com o oferecimento de 35 minicursos, diversificadas atrações culturais, 148 apresentações de trabalhos e o concurso gastronômico de culinária mineira.

A entrada no SIA será gratuita nos três campi e toda a comunidade poderá participar.