5 de dezembro de 2025
As diretorias do CCH e da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) se reuniram no último dia 4 para negociar a continuidade e potencializar os intercâmbios institucionais entre a UFV e a Sookmyung Women’s University da Coréia do Sul. A UFV assinou recentemente um convênio com a Sookmyung com validade até julho de 2028. A reunião contou com a presença de Sehjae Chun, representante da diretoria internacional da Sookmyung. Na sequência, o professor Vladimir di Iorio, da DRI, juntamente com o professor Chun, reuniu-se com professoras do Departamento de Letras (DLA) Idalena Oliveira Chaves, Gracia Regina Gonçalves e Natália Fontes de Oliveira.
As interlocuções com a universidade coreana iniciaram com atividades remotas com intermediações da professora Idalena Chaves e o professor Seung Hwa Lee, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com a oferta para discentes e técnicos do curso “Understanding Korean Literature and Culture”, uma das ações de um programa oferecido pela agência governamental Korea Foudantion (KF). O objetivo desse programa é proporcionar aos estudantes estrangeiros a oportunidade de adquirir um conhecimento da língua e da cultura coreana. As aulas são gravadas e são oferecidos 10 níveis, entre iniciante e avançado. A profa. Idalena é a única docente da UFV responsável pela oferta da disciplina de Português para Estrangeiros para estudantes da graduação e pós-graduação e tem fortes laços com o ensino de português como língua de herança na Ásia, principalmente na Coréia do Sul. O prof. Lee foi seu orientador de doutorado e seu pós-doutorado foi realizado na Hankuk University of Foreing Studies.
Os próximos passos das ações contarão com uma apoio institucional da KF para oferta de cursos presenciais com lectores, como ocorre historicamente com a língua espanhola há mais de 10 anos na UFV por meio do DLA, intermediadas e fomentadas pelo Ministério da Educação, Formação Profissional e Desportos da Espanha e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (MAEC-AECID) e com os cursos de cultura e língua italiana com apoio da Embaixada da Itália no Brasil. Ações similares já ocorreram com a promoção da diretoria do CCH na oferta do idioma mandarim, intermediada pela IAESTE-China, além de cursos de árabe.
