UFV promove Semana Temática de Saúde Mental

14 de setembro de 2022

No mês dedicado ao debate e à difusão de informações sobre saúde mental, bem-estar e qualidade de vida, o campus Viçosa da UFV promoverá atividades especialmente pensadas para seus estudantes, servidores e colaboradores. Elas estarão reunidas na Semana Temática de Saúde Mental, que será iniciada no dia 20 de setembro, com a palestra Vida Acadêmica e Saúde Mental: desafios e possibilidades do professor de Psiquiatria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Alexander de Almeida. Todos estão convidados a participar.

O professor Alexander de Almeida – que é fundador e diretor do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde da UFJF e coordenador da Seção de Espiritualidade da Associação Psiquiátrica da América Latina – ministrará sua palestra no Espaço Fernando Sabino. Ela acontecerá logo após a cerimônia de abertura da Semana Temática de Saúde Mental e do lançamento do Programa de Saúde Mental, que já é resultado do trabalho da comissão técnica constituída em julho com o objetivo de formar uma rede colaborativa que atue no sentido de minimizar os transtornos psíquicos e emocionais agravados nos últimos dois anos. A cerimônia de abertura e a palestra do dia 20 de setembro serão transmitidas pelo canal da Universidade no Youtube, além de outras atividades.

A programação do evento, disponível abaixo, irá até 25 de setembro e contará com outras palestras, mesas-redondas e apresentações culturais. Vale destacar que os campi Florestal e Rio Paranaíba também promoverão atividades relacionadas à temática; as informações podem ser conferidas nos links instagram.com/dxt_ufv_caf e instagram.com/ufv.crp.

• 20/09 – Terça-feira

18h30 – Abertura da Semana Temática de Saúde Mental e lançamento do Programa de Saúde Mental
19h – Palestra Vida Acadêmica e Saúde Mental: desafios e possibilidades, com o professor Alexander de Almeida (UFJF), no Espaço Fernando Sabino (transmissão ao vivo pelo canal da UFV no Youtube)

• 21/09 – Quarta-feira

8h30 – Mesa-redonda Retorno presencial, saúde mental e rede de acolhimento na UFVLocal: auditório do Departamento de Engenharia Florestal. Público-alvo: coordenadores de curso de graduação e pós-graduação e chefes de setores do campus Viçosa (nos campi Florestal e Rio Paranaíba, a mesa-redonda acontecerá posteriormente; a data será agendada e divulgada para a comunidade). Participantes: Bruno David Henriques (assessor de Saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e professor do Departamento de Medicina e Enfermagem) e Felipe de Stephan Lisboa (psicólogo da Divisão Psicossocial). Moderador: João Marcos de Araújo (diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde).

17h – Juntos.com – roda de conversa organizada pela Associação de Pós-Graduandos (APG) com a Divisão Psicossocial. Local: Associação de Ex-Alunos da UFV. Público-alvo: pós-graduandos da UFV (30 vagas). Link de inscrição: https://tinyurl.com/28ma57dmParticipantes: direção da APG, Grasiela Gomide de Souza e Mariana Nascimento (psicólogas da Divisão Psicossocial).

18h30 – Conferência Sofro tanto e não sei o que fazerLocal: Auditório do Departamento de Engenharia Florestal. Público-alvo: todos os interessados. Conferente: psiquiatra Gustavo Loures. Moderadora: Cristiane Baquim (assessora da Pró-Reitoria de Ensino e professora do Departamento de Educação).

• 22/09 – Quinta-feira

12h30 – Mesa-redonda “O meu colega precisa de ajuda, o que eu faço?”: Saúde mental e rede de acolhimento na UFVLocal: auditório da Engenharia Florestal, com transmissão ao vivo pelo canal da UFV no YoutubePúblico-alvo: todos os interessados. Participantes: Bruno David Henriques (assessor de Saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e professor do Departamento de Medicina e Enfermagem) e Felipe Stephan Lisboa (psicólogo da Divisão Psicossocial). Moderadora: Michele Valadão (diretora de Programas Especiais da Pró-Reitoria de Ensino).

12h30 – Quinta Cultural: show com Mariana Miranda e Banda. Local: Estação Cultural.

18h30 – Mesa-redonda Opressões e saúde mental. Local: auditório do Departamento de Engenharia Florestal. Público-alvo: todos os interessados. Participantes: Grasiela Gomide de Souza (psicóloga da Divisão Psicossocial), Joana D’Arc Germano Hollerbach (professora do Departamento de Educação) e Bárbara Cristina Santos (Representante do DCE). Moderadora: Sylvia do Carmo Castro Franceschini (pró-reitora de Assuntos Comunitários).

• 23/09 – Sexta-feira

8h30 – Capacitação sobre emergências em saúde mental. Local: auditório da Biblioteca Central, com transmissão ao vivo pelo canal da UFV no YoutubePúblico-alvo: todos os interessados. Participantes: equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do CISDESTE/Juiz de Fora e Fernanda Souza Leite Alexander (supervisora clínica institucional em saúde mental da Secretaria Estadual de Saúde no Município de Viçosa). Moderador: Wilde Arthur Cardoso Dias (assistente social da Divisão Psicossocial).

12h30 – “Não estudei, maratonei série o dia todo e acumulei mais matéria”: Qualidade do estudo e da saúde mentalLocal: auditório da Biblioteca Central. Participantes: Geovane Macedo Costa (graduado em Filosofia e mestrando em Educação) e Beatriz Monteiro da Cruz (estudante de Pedagogia). Público-alvo: estudantes. Moderador: Ítalo Augusto da Cunha Rodrigues (estudante de Serviço Social e integrante da Comissão de Moradias Estudantis).

• 25/09 – Domingo

15h às 18h – Domingo na UFV – Na avenida principal do campus Viçosa, que será fechada para o trânsito de carros, várias atividades de esporte, lazer e culturais serão oferecidas para a comunidade.