UFV tem 12 cursos avaliados com conceito máximo pelo Guia da Faculdade

26 de outubro de 2021

A UFV obteve destaque no Guia da Faculdade divulgado pelo jornal Estadão neste domingo (24). No total, foram avaliados 16 mil cursos de instituições de ensino públicas e privadas do país e apenas 581 conquistaram o conceito máximo, cinco estrelas, sendo 12 deles da Universidade. Receberam a classificação excelente os seguintes cursos do campus Viçosa: Agronomia, Ciências Econômicas, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Física, Matemática – Bacharelado, Matemática – Licenciatura, Medicina Veterinária, Pedagogia e Zootecnia. Nos três campi, 45 cursos também foram considerados muito bons, com nota quatro.

Nesta edição da publicação, a UFV teve mais cursos avaliados com o conceito máximo – no último ano, dez haviam alcançado a nota excelente. Como destaca o reitor Demetrius David da Silva, esse resultado é fruto do empenho de toda a comunidade acadêmica, que, mesmo com os desafios do ensino remoto, mantém a missão de oferecer uma educação gratuita e de qualidade. Ele ressalta, ainda, que, conforme divulgado pelo Guia da Faculdade, quase 88% das graduações que obtiveram cinco estrelas estão na rede pública, “o que reforça a necessidade e importância dos investimentos em universidades federais”.

Sobre o Guia da Faculdade

Lançado pela Quero Educação, em parceria com o jornal Estadão, o Guia da Faculdade é resultado de uma pesquisa de opinião sobre o ensino superior brasileiro. Participam do levantamento todas as universidades, centros universitários, faculdades e institutos cadastrados pelo Ministério da Educação que tenham pelo menos uma turma com alunos formados.

Os coordenadores dos cursos preenchem um questionário, informando as principais características das graduações. As respostas são avaliadas por mais de nove mil professores universitários voluntários, que analisam três quesitos: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. As notas variaram de um a cinco, com base na média simples dos três quesitos avaliados.

Todas as informações podem ser conferidas no site do Guia da Faculdade.