Frentes de trabalho oferecem oportunidades para atividades em cursos de graduação e pós-graduação

24 de maio de 2021

Na UFV há iniciativas de ações sendo desenvolvidas desde o início da pandemia da Covid-19. São capacitações pautadas em pesquisa, uma interação indissociável entre pesquisa e extensão, nas quais também irão possibilitar bases de dados e geração de pesquisas.

Uma das frentes de trabalho disponível é o GEGOP – Espaços deliberativos e Governança pública, um grupo internacional que se encontra acolhido no Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (IPPDS) e no Gigapp Madrid. No Brasil, essa iniciativa é certificada pelo CNPq. Em seus 5 anos de existência, o GEGOP lançou 8 dossiês, 2 livros e realizou inúmeras mesas em congressos, reuniões e outras atividades. No GEGOP há a possibilidade de realização de estágio, inserção em eventos, organização de dossiês em periódicos científicos, estabelecimento de relações institucionais etc. Para conhecer melhor o GEGOP, acesse http://www.gegop.ufv.br/.

Outra iniciativa disponível é a Rede de Apoio à Pessoa Idosa (RAPI MG), que iniciou seu trabalho em março de 2021, dando suporte técnico nos municípios de Minas Gerais, visando a implementação da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI). Foi realizado o diagnóstico para o Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa via GEGOP, junto ao Governo de Minas e o resultado pode ser visto neste link. A RAPI tem também o próprio site e página no Instagram e no Facebook.

A terceira frente de trabalho é a SOLIVID, um projeto coletivo para a construção de um mapa colaborativo e um banco de recursos on-line sobre as iniciativas de cooperação e (ou) solidariedade para o enfrentamento desta crise sanitária representada pela pandemia da Covid-19. Mais informações no site  https://www.solivid.org/.

A Frente Nacional de Fortalecimento de Conselhos (FFC) é um braço da Frente Nacional de Fortalecimento das Instituições de Longa Permanência para Pessoa Idosa. Ela tem como objetivo principal agregar informações, sugestões e orientações através das trocas de experiências de conselheiros de direitos da pessoa idosa. Para sua atuação, a FFC conta com membros voluntários, sendo estes profissionais ligados aos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa de todo o Brasil, além de servidores públicos, estudantes e pesquisadores de diversas universidades brasileiras. Para mais informações, basta acessar o site da FFC e suas redes sociais: Instagram, Facebook e canal no YouTube.

O Portal Diálogos – Observatório de Brumadinho foi criado por um grupo da Controladoria Geral da União (CGU) do qual fazem parte pesquisadores do GEGOP. O portal tem como objetivo apoiar cidadãos da região metropolitana de Belo Horizonte no combate à corrupção e no fortalecimento da transparência pública. Mais informações no site  https://portaldialogos.org.br/.

As professoras do Departamento de Administração e Contabilidade Simone Martins e Tainá Gomide estão à disposição para tratar sobre essas frentes de trabalho e desejam que todos estes espaços possam de alguma maneira ser úteis e potencializar os cursos de graduação ou pós-graduação do CCH.

A UFV foi indicada para executar o Pacto Nacional de Implementação de Direitos da Pessoa Idosa no estado de Minas Gerais. A indicação veio por parte do Conselho Estadual da Pessoa Idosa e da Coordenadoria de Políticas para Pessoas Idosas da SEDESE/MG. Além disso, pesquisadores da UFV estão coordenando a capacitação de Conselheiros no estado de Santa Catarina.