Nota de pesar: Marisa Barletto

7 de abril de 2021

É com pesar que o CCH noticia, com informações do Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero (NIEG), o falecimento da professora Marisa Barletto, que atuou como fundadora e coordenadora do Núcleo entre 2006 e 2016, além de professora do Departamento de Educação (DPE).

Marisa foi uma defensora aguerrida dos direitos das mulheres. Com atuação destacada na extensão, desenvolveu inúmeros projetos voltados à eliminação das desigualdades de gênero e à promoção de uma sociedade mais justa. Foi também uma das responsáveis pela elaboração da metodologia de trabalho da Casa das Mulheres, política de enfrentamento à violência contra mulheres reconhecida nacionalmente. Foi homenageada com diversos prêmios institucionais, tendo recebido, em 2012, a Medalha de Ouro Peter Henry Rolfs do Mérito em Extensão, na Universidade Federal de Viçosa. Também atuou na disseminação dos estudos feministas e de gênero na UFV, ministrando disciplinas e orientando estudantes de graduação e pós-graduação na Área de Educação.

Como grande feminista, suas ações se pautaram pela articulação entre pensamento e ação, tendo atuado intensamente para o fortalecimento do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres em Viçosa, além do destacado trabalho desenvolvido para articulação de uma rede não-especializada de enfrentamento à violência contra a mulher no município e no desenvolvimento de políticas públicas para mulheres em diversas áreas. Juntamente com outras mulheres importantes para a política municipal de gênero, foi homenageada pela Câmera Municipal de Viçosa/MG por meio do Decreto Legislativo n° 001/2016. Sua ausência será sentida, mas seu legado permanece.